O Facebook também é coisa séria [opinião]

Imagem de: O Facebook também é coisa séria [opinião]

Chegar à sua casa depois de um exaustivo dia na escola ou no trabalho, ligar o computador e acessar o Facebook para encontrar alguns materiais divertidos e dar algumas risadas ou conversar com os amigos. O processo é comum para boa parte dos donos de perfis na rede social, mas é preciso saber que nem sempre o Facebook serve apenas como entretenimento.

Isso mesmo. Para muitos, ele é uma ferramenta séria, que pode ser utilizada para os mais diversos fins. E isso vai além do mundo das fan pages administradas pelos especialistas em redes sociais — um negócio que movimenta uma grande quantidade de dinheiro e que pode gerar excelentes salários para alguns profissionais.

Confira agora alguns bons exemplos de utilização do Facebook e entenda os motivos para que ele possa ser considerado um ótimo instrumento em diversos momentos de nossas vidas. Temos certeza de que você já parou para pensar nisso em alguns momentos, mas provavelmente não se deu conta.

Coisas sérias acontecem

Entre as milhares de postagens que falam sobre coisas divertidas, também existem algumas que merecem atenção especial. São os pedidos de socorro, publicados diariamente nos perfis da rede social mais utilizada do planeta. E não é difícil encontrar exemplos disso, pois a todo momento surgem novas publicações que se encaixam nisso que estamos falando neste artigo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Paul Butler)

Há, com certa frequência, a publicação de pedidos de ajuda para a localização de pessoas desaparecidas — pelas mais diversas razões, incluindo adolescentes que fugiram de casa ou idosos com problemas de memória, que saíram e não mais voltaram. O compartilhamento desse tipo de informação é vital para que os desaparecidos consigam ser encontrados — e muitas vezes são.

Com maior volume, animais perdidos e encontrados são mostrados nas redes sociais. Tutores aproveitam a facilidade e a exposição para compartilhar fotos de seus bichinhos. Convenhamos: o Facebook possui um público muito mais abrangente do que os pet shops (locais em que geralmente são colados os cartazes sobre animais desaparecidos).

Casos reais

O Tecmundo conversou com algumas pessoas que tiveram sucesso em buscas pelo Facebook. Bárbara Schalinski nos disse que, depois de encontrar dois filhotes de cachorro perdidos na rua, utilizou o Facebook para encontrar novos tutores e conseguiu fazer isso rapidamente.

Um caso de sucesso na rede social (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Há também outro caso envolvendo filhotes, mas desta vez de gatos. Certo dia, ao sair de casa, Andressa Butture foi surpreendida por uma caixa com quatro filhotes felinos na rua de sua casa. Ela diz que não conseguiu deixá-los na rua, por isso os recolheu e começou a saga para encontrar novos tutores para eles. A divulgação de fotos no Facebook foi a melhor ferramenta encontrada. E funcionou.

Quem adotou um dos gatinhos foi Fabrízia Ribeiro, que também aceitou dar seu depoimento para o Tecmundo. Ela diz que a o Facebook foi fundamental no processo: “Sem a divulgação da informação na rede social, eu nunca saberia da existência dos animais e não teria a oportunidade de adotá-los”.

Balcão de empregos

A área profissional também pode ser ajudada pelo Facebook — e isso não se limita às pessoas que trabalham diretamente com a rede social. Não são raros os casos em que empresas anunciam — por meio da ferramenta — possuírem vagas abertas para os mais diversos cargos. Isso é bem evidente em empresas que trabalham com internet, design e também agências de publicidade.

O processo inverso também é bem comum, pois há profissionais autônomos que aproveitam o Facebook para divulgar seus trabalhos — tanto como anúncio para contratos futuros quanto como portfólio com os anteriores. Trabalhos temporários e “freelancer” também podem começar por contatos pelo Facebook.

Disseminação do conhecimento

Outra grande vantagem do Facebook é a facilidade com que o conhecimento pode ser disseminado. Se você possui uma nova informação valiosa sobre algo, pode compartilhar diretamente na rede social. Notícias dos mais diversos temas passam pelo mesmo, pois basta colar o link em seu mural e começar a espalhar as informações que julgar mais relevantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Nos últimos dois anos, está sendo muito visível como o Facebook pode ser tornar uma ferramenta para a mobilização política, fazendo com que as pessoas possam debater e discutir suas opiniões. O principal de tudo isso é o fato de que o Facebook é democrático e permite que os usuários compartilhem todos os lados das histórias.

Cuidados necessário

Como é fácil compartilhar qualquer item, é bom ficar atento para não acreditar em qualquer coisa que é mostrada na rede social. É bem comum encontrar itens sendo disseminados e que, na verdade, são farsas — algumas vezes nem tão bem elaboradas quanto se imagina. Em suma, como tudo na internet, é necessário verificar a procedência das informações antes de acreditar nelas.

.....

Viu como é possível utilizar o Facebook para várias finalidades interessantes? E vale dizer ainda que citamos apenas alguns dos exemplos possíveis, pois há uma gigantesca lista de itens que podem ser explorados. Você sabe dizer algum que já tenha acontecido em sua vida?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.