Jogar video games durante uma hora por dia aumenta a atividade cognitiva

Imagem de: Jogar video games durante uma hora por dia aumenta a atividade cognitiva

De acordo com o estudo de Adam Chie-Ming Oei e Michael Donald Patterson (vinculados à Nanyang Technological University, em Singapura), publicado na revista PLOS ONE de 13 de março, jogar video games durante uma hora todos os dias pode melhorar o desempenho subsequente de tarefas cognitivas que usem processos mentais semelhantes àqueles envolvidos no jogo – é como se você conseguisse empilhar caixas mais facilmente depois de jogar Tetris.

Usando participantes “não jogadores”, o estudo fez com que eles jogassem cinco games diferentes em seus smartphones em cinco dias da semana, por uma hora, durante um mês (a cada dia, uma participante jogava um título diferente). Os estilos de games usados foram um de formar conjuntos de três peças iguais, um simulador de vida virtual, um game de ação e um no qual era necessário encontrar objetos escondidos em um cenário bagunçado.

Ao final do mês de “treinamento”, os pesquisadores descobriram o seguinte: games de ação melhoraram a capacidade de assimilar as informações de múltiplos objetos na tela em pouco tempo (quantidade de munição, onde estão os inimigos, o objetivo da fase etc.), enquanto os jogos de encontrar coisas escondidas, combinar três peças e de memória espacial aumentaram seu desempenho em tarefas envolvendo busca visual.

Embora outros estudos já tenham comprovado o aumento da atividade cognitiva por meio de jogos de ação, os autores citados afirmam que este é o primeiro a comparar diferentes gêneros na mesma pesquisa e mostrar que diferentes habilidades podem ser melhoradas ao jogar video games. Porém, eles ressaltam que a melhora não é permanente, funcionando como um músculo: você se mantém bom nas tarefas treinadas apenas enquanto continuar praticando.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.