Supercomputador científico acelerado por GPUs será o mais rápido da Europa

Imagem de: Supercomputador científico acelerado por GPUs será o mais rápido da Europa

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma das principais instituições de pesquisa computacional da Europa, o Swiss National Supercomputing Center (CSCS), está trabalhando em parceria com o MeteoSwiss para construir o sistema Piz Daint, um supercomputador acelerado por GPUs que foi revelado ontem (19), durante a GPU Technology Conference 2013.

A máquina em questão é a Cray XC30, que utilizará as GPUs NVIDIA Tesla K20X, permitindo mais de 1 petaflop de desempenho – o equivalente a 1 trilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Com isso, o Piz Daint, que entra em operação no início de 2014, será um dos sistemas baseados em GPUs mais rápidos da Europa.

O novo supercomputador permitirá aos meteorologistas prever padrões climáticos locais e nacionais com dias ou até mesmo semanas de antecedência, aumentando o grau de precisão das pesquisas. “Com a aceleração por GPU, os pesquisadores podem executar modelos muito mais sofisticados e com resolução de alta qualidade, nos fornecendo um nível sem precedentes de compreensão”, explica Thomas Schultess, diretor do CSCS.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.