Galaxy S4: como funciona a rolagem automática?

Imagem de: Galaxy S4: como funciona a rolagem automática?

Galaxy S3 (esq.) pode receber recursos de software do Galaxy S4 (dir.) (Fonte da imagem: Edição/Tecmundo)

Não muito tempo atrás, a Samsung lançou o Galaxy S3, smartphone que, desde então, continua sendo um dos mais desejados aparelhos com Android. Entre as novidades que dão destaque ao celular estavam recursos de reconhecimento facial e que impedem, por exemplo, que a tela do celular fosse bloqueada enquanto a pessoa estivesse olhando para ela.

Agora, com o lançamento do Galaxy S4, a empresa aperfeiçoou esse tipo de interação e promete um dispositivo mais orgânico, que funciona de maneira quase simbiótica com o seu proprietário. E uma dessas funções se chama Smart Scroll, uma maneira inteligente e automática que a fabricante encontrou de fazer com que a página de um texto role à medida que o usuário a lê, sem a necessidade de interagir com o touchscreen do aparelho.

Por enquanto, nada de eye-tracking

Ainda há muita controvérsia sobre o funcionamento da ferramenta. Primeiro, acreditou-se que a Samsung usaria a câmera frontal para rastrear os olhos de quem estivesse usando o celular. Apesar de a ideia ser sensacional, a tecnologia do Smart Scroll é um pouco mais simples.

O site Mashable, por exemplo, já alertou aos leitores o fato de que o Smart Scroll funciona com base no reconhecimento facial, e não óptico. A mesma informação foi corroborada pelo Network World. Ambas as fontes também atribuem a mágica toda à inclinação do aparelho provocada pela mão de quem o segura, um gesto que acabamos executando, muitas vezes, sem nem ao menos perceber, já que estamos tão imersos na leitura.

A informação se confirma pelo site oficial da Samsung, que cita apenas a inclinação do Galaxy S4 como ação suficiente para ativar a rolagem automática. O reconhecimento facial só é mencionado no uso do Smart Pause, recurso que pausa um vídeo em execução sempre que o telespectador desviar o olhar da tela, voltando a reproduzi-lo assim que a pessoa continuar a encarar o display do Galaxy S4.

O Smart Scroll parece útil para aqueles dias de metrô ou ônibus lotado, em que usamos uma das mãos para não cair e outra para segurar o celular, enquanto fazemos malabarismos com o dedão para rolar uma página, sempre correndo o risco de o smartphone interpretar algum “clique” erroneamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Recursos devem chegar ao Galaxy S3

Quem já possui o Galaxy S3 e não pretende trocar de smartphone neste momento, pode ficar tranquilo: de acordo com o site Know Your Mobile, um executivo da Samsung confirmou que as funções Smart Scroll e Smart Pause devem ser lançadas, em breve, para o Galaxy S3. Ainda não está claro se outros recursos, como o Air Gesture, serão portados da mesma maneira, pois é possível que esses façam uso de sensores especiais, presentes apenas no Galaxy S4.

Por enquanto, só nos resta esperar mais novidades sobre o celular e, quem sabe, uma videoanálise do Tecmundo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.