Galaxy S4: acompanhe a evolução da linha top da Samsung

Imagem de: Galaxy S4: acompanhe a evolução da linha top da Samsung

Em junho de 2010, a Samsung lançou o primeiro smartphone da linha Galaxy S. Este foi o passo mais importante na história da divisão mobile da companhia. Depois do sucesso desse modelo, a fabricante coreana apostou na série para competir de frente com a Apple.

Ao longo desses três anos, tivemos um ciclo “apertado” de lançamentos dos novos dispositivos dessa linha de smartphones avançados. Primeiro, o Galaxy S2 chegou para mostrar que a Samsung não estava para brincadeira.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Ano passado, o Galaxy S3 inovou de tal forma que conseguiu atingir o topo dos mais vendidos. E, nesta semana, conhecemos o Galaxy S4, modelo que traz uma das configurações mais avançadas para smartphones. Hoje, vamos ver como a Samsung evoluiu ao longo do tempo.

Aumento substancial de poder

A Samsung não economizou em nada ao projetar os aparelhos Galaxy S. Desde o primeiro modelo, pudemos ver que a fabricante apostou nos melhores componentes disponíveis. É curioso notar que a evolução nos processadores da linha parece seguir um padrão.

O produto lançado em 2010 trazia um chip potente de um único núcleo. Depois, com a chegada do Galaxy S2, pudemos conferir todo o poderio de um componente com dois núcleos. Há um ano, a fabricante apresentou um novo nível de desempenho com o Exynos de quatro núcleos que vem instalado no Galaxy S3.

Galaxy S4 - Poder de sobra para cuidar da sua saúde (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Parecia que não veríamos algo ainda mais poderoso tão logo, porém, esta semana, a Samsung nos surpreendeu com a CPU de oito núcleos do Galaxy S4. O novo chip traz quatro núcleos de alto desempenho e mais quatro de baixo consumo de energia. Essa combinação garante poder de sobra quando necessário e prolonga a vida da bateria.

Claro, além de evoluir o cérebro dos aparelhos, a Samsung caprichou na memória e na nova GPU do seu novo smartphone. O Galaxy S4 traz o dobro de memória de seu antecessor e vem com um chip gráfico capaz de entregar um desempenho de até 51.1 GFLOPS.

Aproveitando o máximo em multimídia

Toda a linha de raciocínio da Samsung parece ser construída sobre os recursos utilizados pelos consumidores. É justamente por isso que, desde o primeiro Galaxy S, pudemos ver os aparelhos mais avançados da fabricante com telas maiores do que as utilizadas em muitos smartphones das concorrentes.

Galaxy S3 (esquerda) e Galaxy S4 (direita) - (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung - Edição/Tecmundo)

O display do Galaxy S4, por exemplo, ganhou 0,2 polegada a mais do que a tela que é usada no seu antecessor. Não bastasse isso, a resolução foi ampliada consideravelmente, garantindo a reprodução de vídeos e imagens em resolução Full HD. Graças a esses dois fatores, a densidade do visor teve um salto considerável, o que garante nitidez absurda.

A câmera da linha Galaxy S também evoluiu muito com o tempo. Apesar de não haver uma melhoria na quantidade de pixels capturados da lente do S2 para a do S3, houve diversas modificações no funcionamento do sensor.

O Samsung Galaxy S4, no entanto, veio para provar que a fabricante quer oferecer ainda mais qualidade e funcionalidades. O novo smartphone consegue capturar dezenas de fotos em apenas um segundo, simular efeitos de movimento e sincronizar fotografias das lentes frontal e traseira.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Além disso tudo, devemos notar que a empresa melhorou muito o acesso à internet nos celulares da linha Galaxy S. Na mais recente versão, a fabricante adicionou suporte para a mais avançada tecnologia de redes 4G (que oferece velocidades de download de até 100 Mbps) e para o novo padrão de redes sem fio 802.11ac.

Enxuto e pronto para tudo

A evolução no processo de construção da linha Galaxy S também é notável nas medidas caprichadas. A fabricante coreana conseguiu enxugar cada vez mais as dimensões e aproveitar o espaço da melhor forma possível.

O Galaxy S4 é a prova viva de que existe como evoluir hardware, display e bateria sem aumentar um milímetro. O novo modelo é ainda mais leve que o antecessor, consegue ser incrivelmente fino e não impossibilita o usuário de trocar a bateria.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Falando em energia, a Samsung não revelou quanto tempo dura a bateria do Galaxy S4, mas, considerando que ele traz um processador econômico, pode ser que a autonomia seja tão boa quanto a do antecessor.

Com a ideia de criar dispositivos mais úteis, a empresa coreana investe em uma série de recursos sua linha mais avançada de celulares. Isso já aconteceu previamente com os primeiros modelos, que traziam uma série de novidades que não existiam no Android.

Claro, outras empresas também investem em funcionalidades diferentes, mas a Samsung foi muito além com o S4. Buscando fazer um aparelho “intergaláctico”, a fabricante apostou em recursos para tradução de diversos idiomas com áudio, funcionalidades comandadas por voz e um recurso para sincronizar o áudio das músicas com até oito dispositivos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

O que você acha dessa evolução da fabricante? Ela está à frente das concorrentes? Você esperava ver algo a mais no Galaxy S4?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.