Golpistas atraem vítimas no Brasil com o tema Copa do Mundo

Imagem de: Golpistas atraem vítimas no Brasil com o tema Copa do Mundo

Fique atento a qualquer publicidade que tenha como tema a Copa de 2014. (Fonte da imagem: Reprodução/Kaspersky)

A página do Kaspersky faz um alerta importante a todos os brasileiros: golpistas têm usado o tema "Copa do Mundo" para atrair cada vez mais vítimas. De acordo com um estudo feito pela RSA, e também nas palavras de Fabio Assolini, redator da página do Kaspersky, o Brasil “está em 4º lugar entre os cinco países com maior frequência de ataques de phishing, junto com o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e a Africa do Sul”.

Assim, encontrar charlatões que se valem de temas caros em determinados períodos do ano não é algo tão raro por aqui. Segundo o portal PhishTank, especializado no estudo de estatísticas de ataques cibernéticos e bloqueio de sites de phishing, das dez empresas mais atacadas em janeiro deste ano, quatro são brasileiras.

Além das celebridades, o mascote da Copa tem sido também usado. (Fonte da imagem: Reprodução/Kaspersky)

Portanto, fique atento às propagandas que levam como bandeira qualquer assunto que se refira à Copa do Mundo de 2014. As mensagens maliciosas têm usado figuras conhecidas (como as celebridades Rodrigo Faro e Neymar) para fisgar um ou outro internauta mais desatento.

Lista de domínios falsos

Os seguintes domínios, depois de analisados pelo Kaspersky Brazil, foram removidos ou bloqueados:

  • http://www.copa2014sorteios.com/
  • http://www.copacielo2014.com/
  • http://faturazerocopadomundocadastramento.com.br
  • http://www.promocaodacopaamericabrasilfaturazro.com.br
  • http://programacopafaturazero.com/
  • http://portalprogramafaturazero.com/credencie-se/
  • https://promocaosuperpremios.websiteseguro.com/
  • http://www.copa-2014cielo-brasil.com.br/
  • http://200.98.129.239/neymar/
  • http://187.109.161.24/COPA/index.php
  • http:///www.promocaobrasil2014mundial.com.br/

Apesar de não estarem mais em funcionamento, pode ser que os sites listados acima funcionem, de alguma forma, como “catalisadores” de mais golpes.

Ingressos falsos

Não bastasse o uso indiscriminado de imagens e anúncios falsos, a distribuição de ingressos por vezes é também feita pelos golpistas. Então cuidado: não informe dados pessoais (como números de contas bancárias, RG ou CPF) a sites ou pessoas desconhecidas.

Não execute downloads solicitados por sites desconhecidos. (Fonte da imagem: Reprodução/Kaspersky)

Além de entradas para a Copa de 2014, ingressos para a Copa das Confederações deste ano estão sendo "entregues" por golpistas. Fique atento, portanto, a qualquer tipo de publicidade que leve como tema a próxima Copa do Mundo e a Copa das Confederações.

Ainda conforme alerta Assolini, "jamais se cadastre em um site desconhecido que pede seu número de cartão de crédito completo e o código de verificação (CVV). Todos os sites falsos pedem isso. Se você informar, seu cartão será clonado".

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.