Quer saber como os astronautas realmente se alimentam no espaço? [galeria]

Imagem de: Quer saber como os astronautas realmente se alimentam no espaço? [galeria]

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA )

Muita gente acredita que as refeições servidas aos astronautas que se encontram em órbita são como aquelas que vemos nos filmes de ficção científica, ou seja, servidas na forma de barras ou cápsulas insossas. Mas você alguma vez parou para pensar em como as pessoas se alimentam quando estão no espaço, e como essa comida é produzida?

De acordo com a NASA, a “mágica gastronômica” ocorre no Space Food Systems Laboratory, um laboratório especialmente dedicado à pesquisa, desenvolvimento e teste de tecnologias e alimentos que serão enviados ao espaço. Cada aspecto — desde o acondicionamento até o cardápio — é avaliado nos mais mínimos detalhes, e a equipe deve considerar problemas práticos como o tamanho, tempo de preparo das refeições e prazos de validade, que variam de 3 a 5 anos.

Existem outros aspectos igualmente importantes considerados pelos cientistas da NASA, pois as refeições servidas devem apresentar um conteúdo nutritivo balanceado, além de serem o mais saborosas possível, dadas as circunstâncias. Afinal, a alimentação dos astronautas, além de suprir as necessidades nutricionais, também serve para oferecer suporte psicológico à tripulação, introduzindo um elemento familiar em um ambiente estranho e estressante.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.