7 robôs que vão transformar o mundo como o conhecemos

Imagem de: 7 robôs que vão transformar o mundo como o conhecemos

Os avanços tecnológicos atuais permitiram que diferentes robôs fossem criados, com as mais diferentes funções. Muitos desses (os chamados humanoides) possuem ainda características semelhantes aos homens — como pernas, braços, dedos — e foram criados para trazer mais conforto e praticidade para as pessoas.

Confira abaixo alguns desses robôs high-tech e saiba quais benefícios eles prometem oferecer aos humanos.

1 - Asimo

Criado pela Honda, este é um dos robôs humanoides mais avançados já criados até o momento. O Asimo consegue desviar de pessoas; andar sobre superfícies irregulares; reconhecer frases mesmo quando várias pessoas estão falando simultaneamente; comunicar-se bem com os humanos; pegar objetos e colocá-los em cima da mesa; correr; abrir uma garrafa e colocar o líquido em um copo; entre outras funções — que, futuramente, poderão fazer com que o robô ajude os humanos em tarefas domésticas.

2 - Twendy-One

Outro robô que possui ações impressionantes é o Twendy-One. Ele é capaz de amparar pessoas para que elas se levantem ou sentem, segurar objetos de forma cuidadosa e reagir de forma ágil a alguns comandos.

3 - Charli-2

Construído em 2011 pelo Laboratório de Robótica e Mecanismos (RoMeLa) da Universidade Virginia Tech (EUA), o Charli-2 é um robô desenvolvido para ajudar pessoas com deficiência física a realizar algumas atividades rotineiras.

Ele faz parte de uma série chamada CHARLI (Cognitive Humanoid Autonomous Robot with Learning Intelligence), criada para estudar o comportamento autônomo de robôs humanoides. Charli-2 ainda se tornou famoso na internet devido ao vídeo em que aparece dançando o hit “Gangnam Style” — e que pode ser conferido acima.

4 - Da Vinci Surgical System

(Fonte da imagem: Reprodução/Intuitive Surgical

Aplicando os avanços tecnológicos atuais no aperfeiçoamento de tratamentos e cirurgias, o Da Vinci Surgical System é formado por vários componentes-chave que fornecem aos cirurgiões a capacidade de realizar delicadas e complexas operações a partir de pequenos cortes e com maior precisão, controle, visão e destreza.

5 - Robonaut 2

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Com o objetivo de desenvolver máquinas capazes de ajudar os humanos a explorar o espaço, a NASA criou o Robonaut 2 — um robô humanoide enviado à estação espacial para assumir tarefas muito perigosas ou mesmo corriqueiras aos astronautas, como monitorar alguns comandos e dados.

6 – PETMAN

Criado para testar roupas de proteção química, o PETMAN consegue se equilibrar e se mover livremente. Além disso, ele também simula a fisiologia humana dentro do traje de proteção, controlando a temperatura, a umidade e a transpiração, de forma a proporcionar condições de teste realistas.

7 - Riba-II

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Desenvolvido por pesquisadores da RIKEN e da Tokai Rubber Industries, o Riba-II visa ser um atendimento de alta qualidade para idosos. Este robô possui sensores táteis, tecnologia de controle flexível e consegue carregar um paciente de 80 quilogramas, tirando-o da cama e colocando-o em uma cadeira de rodas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.