Barata artificial é o segundo robô mais rápido do mundo entre os que têm "pernas"

Imagem de: Barata artificial é o segundo robô mais rápido do mundo entre os que têm "pernas"

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Entre os diversos tipos de robôs, há uma divisão bem específica: a das máquinas que andam como se tivessem um tipo de perna ou pata — ou seja, elas não se misturam com os que se locomovem utilizando rodas ou outro tipo de equipamento.

Entre esses robôs de pernas, o segundo mais rápido é uma máquina pequenininha e que simula os movimentos de uma barata, desenvolvida por uma equipe da Universidade da Califórnia. O “inseto” tem seis pernas e mede apenas quatro polegadas, mas isso não o impede de atingir a velocidade de quase 10 km/h.

Superando a natureza

O nome dessa criação é VelocruRoACH, e ela é bem mais rápida do que a sua “prima” orgânica. No entanto, a barata mecânica perde para um robô que simula os movimentos de um guepardo — e é esta a máquina que está no topo de pódio da categoria que tem pernas.

Talvez você ache que esse pequeno robô não sirva para nada, mas ele representa um grande passo para o desenvolvimento da biotecnologia. Agora, os responsáveis pelo projeto querem fazer com que a barata biônica seja resistente a pisões e à água. Bizarro, não é?

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.