Kinésio: fita que promete aliviar dor e lesões vira febre nas Olimpíadas

Imagem de: Kinésio: fita que promete aliviar dor e lesões vira febre nas Olimpíadas

Fita Kinésio sendo utilizada pela atleta alemã Katrin Holtwick (Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)

Nas Olimpíadas de Londres, uma fita desenvolvida há mais de 30 anos por um médico japonês vem chamando a atenção juntamente com alguns dos melhores atletas do mundo. A denominada fita Kinésio tornou-se, aparentemente, a moda do momento entre os competidores — que a utilizam em diferentes locais do corpo em busca de apoio muscular e articular, de forma que os movimentos não sejam restringidos.

Segundo uma reportagem da agência Reuters, a fita vem conquistando os holofotes, especialmente por muitos contestarem a autenticidade e a eficiência dos resultados. Os desenvolvedores desse produto afirmam que ele foi projetado para auxiliar na redução de pressão, ajudando, assim, a aliviar a dor e o inchaço — e não haveria nada que faria dela algo “mágico” capaz de melhorar o desempenho ou de transformar os atletas em super-heróis.

E o que as pesquisas científicas dizem sobre isso?

Por outro lado, apesar de ser muito utilizada, ainda existem poucos estudos científicos referentes à eficácia da fita. No entanto, entre as pesquisas já realizadas, foi apresentado que a capacidade da Kinésio de melhorar a força muscular e de aliviar a dor até existe, mas é limitada. Além disso, haveria poucas provas concretas para recomendar o uso da fita em tratamentos.

Atualmente, mais de quatro mil pessoas na Grã-Bretanha têm autorização e treinamento na técnica de aplicação da fita — que precisa de um curso de formação especial para poder ser utilizada corretamente. Apesar de possuir toda esta discussão em torno dos seus reais objetivos, é possível afirmar que a Kinésio veio para ser uma das modas que marcarão as Olimpíadas deste ano (tanto que ela também está disponível em diversas cores).

Fonte: Reuters

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.