Review: HP Pocket Media Drive PD1600S

Imagem de: Review: HP Pocket Media Drive PD1600S

O Disco Rígido, também conhecido como HD, é um componente indispensável para qualquer computador, pois ele é o componente responsável pelo armazenamento dos dados do Sistema Operacional e dos arquivos criados ou baixados da internet.

O HD externo é uma alternativa para quem procura realizar backups ou transportar um grande volume de dados de um lado para outro, pois eles possuem uma taxa de transferência e leitura superior a outros dispositivos de armazenamento, como pendrives e cartões de memória.

O HP Pocket Media Drive é um HD externo de bolso da famosa fabricante de computadores e acessórios de informática Hewlett-Packard. Sua capacidade de armazenamento é de 160 GB e pode ser conectado a qualquer computador com entradas USB. Permitindo, assim, mais mobilidade para suas músicas, vídeos e outros arquivos que exigem bastante espaço.

Especificações do produto

Especificações técnicas do HD externo da HP.

Conteúdo do pacote

O HP Pocket Media Drive vem em uma pequena caixa que, além do próprio HD externo pré-formatado, contém: um estojo portátil acolchoado; um cabo de interface com duas entradas USB; um pequeno caderno dobrável que contém informações de instalação; um caderno com o Guia de garantia do produto e suporte; e um pequeno pacote com sílica em gel para evitar umidade.

Um verdadeiro Kit de sobrevivência para os nerds de plantão.

Descrição física do equipamento

O HD externo da HP possui um visual bonito e moderno, mas seu formato não é por acaso. Alguns Desktops HP e Compaq já possuem um compartimento específico para esse tipo de equipamento. Basta encaixá-lo na parte frontal do computador e começar a usar, sem a necessidade de cabos auxiliares. Esse tipo de acoplamento lembra muito as fitas cassete VHS.

Conexão automática com computadores compatíveis.

Para quem não possui um computador com tal compartimento, a única opção é utilizar o cabo USB que vem junto com o equipamento. Ele suporta as entradas USB 2.0, 1.0 e 1.1. Caso o computador possua entradas 2.0, use apenas o conector principal (o mais espesso). Para as entradas 1.0 e 1.1, utilize os dois conectores USB ao mesmo tempo.

Cabo totalmente compatível com conexões USB.

O estojo é feito de um material resistente e acolchoado, o qual protege o dispositivo em caso de pequenas quedas acidentais ao transportá-lo. Ele possui dois compartimentos, os quais permitem guardar o HD externo e o cabo USB com firmeza. Assim, e possível levar seus arquivos favoritos para qualquer lugar com segurança.

Por outro lado, o HD externo possui uma superfície muito lisa, o que pode ocasionar deslizes acidentais e, por consequência, danificar o equipamento. Para completar, o cabo USB é muito curto para que possamos estendê-lo até um lugar seguro. A opção mais indicada, neste caso, seria envolver o HD com uma película emborrachada, como as proteções feitas para o iPhone, ou então utilizar o próprio estojo para envolvê-lo.

Estojo bastante resistente para transportar o equipamento.

Armazenamento

O HD nem começou a armazenar seus arquivos pessoais e já consome cerca de 700 MB de espaço inicial. Isso se deve aos arquivos e guias de instalação do produto e outros softwares adicionais recomendados pela HP, como o Roxyo Backup My PC. Mas isso não é nada comparado à sua capacidade total.

Caso esse espaço realmente faça falta para você, copie/salve o conteúdo da pasta PMD para um lugar seguro (CD ou DVD) e apague esta pasta. Apesar de conter ferramentas e manuais úteis, isso não é essencial para o funcionamento normal do produto.

Teste de velocidade

Realizamos um teste que incluía a transferência de dados de um computador para o HD externo da HP e vice-versa. Os arquivos transferidos possuíam diversos tipos e tamanhos de arquivos que somavam no total 100 MB para o primeiro teste, e 250 MB para o segundo teste. Veja o resultado.

Tempo de tranferência entre arquivos do HD para o PC.

Teste de leitura e escrita

Outro teste importante que realizamos no HD externo foi o de leitura e escrita na unidade. O teste indicou uma velocidade média de leitura é de 27.5 MB/s, enquanto que o teste de escrita retornou um valor médio de 19.4 MB/s.

Teste de leitura e escrita no disco rígido externo da HP.

Custo e benefício

O espaço de armazenamento do HD de bolso da HP é de 160 GB e seu preço está em torno de U$125,00 (dólares). Isso resulta em um custo de 0,78 centavos por Gigabyte. Como a tecnologia avança a cada momento, este custo está relativamente alto em relação a outros HDs externos disponíveis no mercado. Porém, ele representa um custo menor que outros dispositivos portáteis.

Armazene milhares de arquivos e carregue no bolso.

A cada dia que passa as empresas de tecnologia aumentam cada vez mais a capacidade de armazenamento e velocidade de transferência de dados dos HDs do mercado. Podemos perceber essa evolução entre os padrões IDE e SATA. Isso não é diferente em relação aos produtos portáteis. O HD externo da HP é um ótimo investimento para realizar backups domésticos, pois possuem um custo relativamente baixo para pequenas operações.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.