Voyager 1 pode se tornar primeiro veículo a sair do sistema solar

Imagem de: Voyager 1 pode se tornar primeiro veículo a sair do sistema solar

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Audaciosamente indo onde objeto algum criado pelo homem jamais esteve, a sonda espacial Voyager 1 está prestes a se tornar o primeiro veículo da humanidade a cruzar os limites do sistema solar. Dados da NASA informam que a sonda espacial está localizada a 17,8 bilhões de quilômetros do Sol.

Lançada em 1977, a espaçonave demorou quase 35 anos para alcançar essa marca. “As leis da Física nos levam a crer que a sonda se tornará o primeiro objeto criado pelo homem a cruzar esse limiar, mas não podemos precisar ao certo quando isso vai acontecer”, explica Ed Stone, cientista que trabalha no projeto Voyager no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Segundo ele, os últimos dados recebidos indicam que o objeto está se aproximando da fronteira do sistema solar, uma vez que muitas coisas estão mudando rapidamente. “De janeiro de 2009 a janeiro de 2012, houve um aumento gradual de aproximadamente 25% na quantidade de raios cósmicos recebidos”, afirma o pesquisador.

“Mais recentemente, vimos a escalada muito rápida do espectro de energia. Começando em 7 de maio, os hits de raios cósmicos têm aumentado 5% em uma semana e 9% em um mês", completa. A sonda espacial Voyager é o representante ativo mais distante da humanidade.

Fonte: NASA

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.