Ciência: acordar cedo faz as pessoas mais felizes

Imagem de: Ciência: acordar cedo faz as pessoas mais felizes

(Fonte da imagem: iStock)

Você se considera um notívago? Pois saiba que a ciência afirma que isso pode fazer você ser uma pessoa mais triste. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Toronto (Canadá), acordar cedo é um dos principais fatores que podem levar as pessoas à felicidade. E para chegar a essa conclusão, cerca de 700 pessoas de diferentes idades foram entrevistadas.

Com isso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os jovens-adultos (com idades entre 18 e 39 anos) estão menos propensos à felicidade do que os mais velhos (entre 59 e 79 anos). E isso se reflete diretamente no horário em que eles acordam: enquanto apenas 7% dos mais jovens preferem acordar cedo, 60% dos mais velhos se levantam junto com o amanhecer.

Conforme foi revelado ao Live Science, os pesquisadores perceberam que as pessoas mais idosas também relataram emoções positivas com mais frequência do que as mais jovens – e isso geralmente acompanhava as pessoas que costumam levantar da cama mais cedo. Além disso, também são os que acordam mais cedo que se sentem mais saudáveis no decorrer do dia.

Jetlag social

Outra conclusão que foi obtida com as pesquisas diz respeito ao jetlag social das pessoas que costumam acordar muito cedo. O termo, que geralmente é utilizado para descrever o desconforto com os horários em países com fuso-horário diferente do natural, neste caso diz respeito ao fato de o “relógio biológico” não estar sincronizado com o “relógio social”.

(Fonte da imagem: ThinkStock)

Por essa razão, quando é preciso acordar mais cedo, o organismo não reage bem à “anormalidade” e a pessoa acaba ficando de mau humor ou triste. Quando já estamos acostumados, isso acaba sendo menos presente, pois o organismo consegue se recuperar durante a noite para estar pronto já no início do dia.

Como me tornar uma “pessoa da manhã”?

Renee Biss, uma das responsáveis pelo estudo, disse ao Live Science que uma das melhores formas de se tornar uma pessoa mais matinal é aumentando a exposição à luz. “Um modo é aumentar a exposição à luz natural durante a manhã, acordar cedo e ir dormir mais cedo”. Ela ainda completou, dizendo que é mais fácil seguir isso quando temos uma agenda consistente, que não permita um dia ou outro de “algumas horinhas a mais”.

Fonte: Live Science

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.