Guia completo: MSN no Mac

Imagem de: Guia completo: MSN no Mac

Fato incontestável: o MSN é o protocolo de comunicação online mais usado pelos brasileiros. Então , ao ligar seu Mac, é esperado que você queira encontrar um messenger poderoso, com o qual você possa se comunicar de forma plena com todos os seus contatos. E é aí que reside a primeira frustração de um usuário novo no mundo da maçã. 



Se você for atrás do clássico Microsoft Messenger, irá se deparar com um programa simples demais, sem recursos e completamente sem sal. Os aplicativos alternativos nem sempre vão de encontro às suas necessidades e o modo com que você usa o MSN terá de mudar. Não adianta ter raiva ou se arrepender de ter vindo para o pomar: o messenger ainda é um ponto bastante fraco no Mac, mas mudanças estão a caminho. 



O Baixaki resolveu, então, dar uma visão geral sobre os principais clientes MSN no Mac OS X e esclarecer alguns questionamentos relacionados ao protocolo mais querido da nação. De emoticons a webcams, muitas das suas dúvidas acerca do MSN na plataforma Mac serão respondidas.

Baixaki!
Microsoft Messenger
o clássico




É Microsoft, o que mais pode-se dizer? A começar pela instalação do tipo “next, next, next”, o Microsoft Messenger para Mac é complicado, pesado, apresenta erros e deixa muito a desejar. Diferente da versão para Windows, não há suporte a áudio e vídeo ou winks – característica que pesa muito para quem estava acostumado com uma farta variedade de funções.



Com o Microsoft Messenger para Mac, você envia mensagens, emoticons, arquivos (que podem demorar verdadeiras eras, independente da velocidade da conexão), altera fontes, gerencia contatos e nada mais. Para quem gosta de simplicidade e não se importa com a ausência de outras funções, o Microsoft Messenger é suficiente, mesmo não apresentando  a estabilidade esperada.

Microsoft Messenger

Versão 8 Beta

O tão aguardado Messenger 8, que promete novidades de tirar o fôlego, teve sua versão Beta liberada logo em março.Apesar de permanecer com o mesmo visual sem graça, a novidade está no recurso de Áudio e Vídeo. Mas calma, nem adianta começar a dar pulos de alegria. Ou você acha que a Microsoft daria o braço a torcer assim tão fácil?

A ferramenta para a comunicação de áudio e vídeo existe, mas só é compatível com usuários Windows que estejam usando o MSN no cliente Windows Live Messenger 2009. Bela jogada, não?Ou seja, enquanto a Microsoft não libera de vez a versão 8 final que, com sorte, terá suas funções de áudio e vídeoliberadas, o Microsoft Messenger 8 Beta é um tanto quanto inútil.



Baixaki!Adium
o ganso dos ovos dourados

Flexível e em código livre, o patinho do Adium já conquistou muitos usuários Mac. Dizem que o segredo de seu sucesso está no envolvimento dos próprios usuários no projeto. O Adium não é apenas um comunicador instantâneo que funciona com contas do MSN, Yahoo!, Jabber e o que mais você quiser. Ele é o SEU comunicador instantâneo.

A personalização está em alta e o patinho do Adium está pronto para ser maquiado, usar máscaras e o que for preciso para que um sorriso apareça em seu rosto. A instalação é simples, o programa é leve, estável, em português e oferece mil e uma personalizações. O único ponto em que o Adium deixa a desejar é no suporte a áudio e vídeoque, infelizmente, não está nem ao menos previsto para ser implatado no programa.

Adium.

Adium 1.4 Beta

Como já foi dito, a webcam e o microfone continuam passando bem longe do Adium, mas isso não impede outras atualizações. A versão Beta do Adium 1.4 traz uma interessante adição às contas múltiplas: agora o Adiumsuporta o Twitter, a rede social de microblogging ou, se preferir, a nova febre da internet.

Baixaki!
Mercury Messenger

o patinho feio




Para quem busca um jeito de usar a webcam no MSN do Mac, o Mercury Messenger é uma boa opção. Em código livre, o Mercury está presente tanto na plataforma Mac quanto no Linux e Windows. Apesar de oferecer diversas ferramentas e o suporte à webcam, o Mercury é um comunicador bastante confuso e com uma interface que deixa muito a desejar.

Mercury Messenger.

Na janela de chat, o usuário tem opções semelhantes a do Microsoft Messenger para Windows, em que pode enviar mensagens manuscritas, adicionar informações sobre o contato, enviar ficheiros, winks, emoticons e muito mais. Apesar de tudo, o funcionamento do programa é bastante instável, portanto, não é difícil encontrar usuários que apelam para o Mercury Messenger apenas quando precisam do recurso de webcam.

Baixaki!


aMSN 

o clone



Se você definitivamente quer um Messenger no Mac que seja semelhante ao Microsoft Messenger para Windows, o aMSN é a melhor solução. Winks, emoticons, suporte a webcam, mensagens de voz, personalização, plugins e múltiplas contas. Mas vale lembrar que, junto ao pacote de ferramentas sortidas, vem um funcionamento complicado e um desempenho que está longe de ser razoável.

aMSN.

Se você quer usar a webcam para falar com um contato, o a MSN não deixa a desejar, mas utilizá-lo como comunicador primário e confiar em suas ferramentas falhas não é uma boa ideia. Pode-se dizer que o a MSN tem todas as armas carregadas, mas não tem a mínimaideia de como usá-las.

Quadro geral

Resultado final.

Com ou sem webcam, com ou sem winks. Cada um destes quatro comunicadores têm suas características próprias e, obviamente, a escolha do melhor varia conforme seu gosto e necessidades. Para a equipe Baixaki, o melhor kit MSN é o Adium e o aMSN. Com o primeiro, você pode conversar normalmente, usando emoticons e enviando arquivos, enquanto o aMSN é utilizado apenas para o uso dos serviços de webcam.

Esta é a dica de kit MSN do Baixaki, e qual é a sua?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.