Audacity: nivele sons de diferentes volumes

Imagem de: Audacity: nivele sons de diferentes volumes

Ligue um microfone em uma sala grande e registre uma conversa. O volume de voz dos que estavam próximos do microfone ficou bom na gravação, mas quase não se ouve o que foi dito pelos que estavam mais afastados. Registros com diferentes níveis de voz também são comuns em gravações de conversas e conferências pela internet, o volume quase nunca coincide. Aprenda a nivelar volumes diferentes de uma mesma faixa sem perder qualidade, utilizando o Audacity.

Nivelar diferentes intensidades de uma faixa de áudio não significa torná-la monótona, mas sim trazer todas para um volume perecido. É um excelente recurso para destacar os sons que ficaram muito baixos em uma agravação sem distorcer os sons de grande intensidade. Para realizar a tarefa, aplicam-se três efeitos: Compressão, Amplificar e Remover ruído.

Reconheça seu arquivo

Comece abrindo o seu arquivo de áudio com o Audacity e faça um breve reconhecimento do conteúdo da faixa. Perceba onde se localizam exemplos de partes com intensidade alta e outras com intensidade baixa. Volumes são descritos como intensidades sonoras, os volumes altos são chamados de grandes intensidades, pois o desenho destas ondas é mais acentuado que as de baixo volume.

Reconheça as diferentes faixas.

1-    Som de intensidade baixa (volume baixo)
2-    Som de intensidade alta (volume alto)

Compressor

Para nivelar a faixa, é preciso comprimir os volumes altos e amplificar os baixos até que estejam em um padrão equivalente. Porém, é preciso fazer isto gradativamente, aplicar efeitos com grande intensidade implica na perda de qualidade. Comece selecionando a faixa em questão, faça isso com o cursor do mouse.

Selecione a faixa clicando aqui.

Selecione então o efeito Compressor dentro da aba Efeitos, assim como na figura abaixo.

Efeitos, Compressor.

Dentro desta janela , aplique as mesmas configurações da figura a seguir e clique em OK.

Aplique a Compressão.

Note que, após a aplicação do efeito, as intensidades altas e as baixas se encontram um pouco mais próximas.

Amplificar

Feita a compressão, chegou a hora de amplificar o sinal da faixa para valorizar os volumes de baixa intensidade. Mantendo a faixa selecionada, selecione agora a opção Amplificar dentro de Efeitos.

Efeitos, Amplificar.

Nas opções da janela, ajuste a Amplificação para 5,0 db e marque a opção permitir clipping, assim como na figura abaixo.

Aplique o Amplificar.

Repita o processo

Perceba que agora todas as ondas estão mais intensas. Contudo, é provável que ainda existam diferenças entre os volumes.

Após a aplicação dos efeitos.

Seu trabalho agora consiste em repetir o processo até perceber que os volumes se nivelaram. Intercale os processos entre Compressor e o amplificador até que a intensidade das ondas fique equivalente, utilizando sempre as mesmas especificações anteriores. Ao final, sua faixa deve estar parecida com a figura abaixo.

Repita o processo até ficar com algo parecido.

Perceba que a diferença entre a intensidade das ondas está muito menor do que no começo, quase não se nota mais a diferença entre os volumes. Nos testes realizados no Baixaki, cada efeito foi aplicado 5 vezes, por exemplo. É importante que o usuário não repita o processo mais vezes do que necessário, pois isto implica na valorização dos ruídos.

Remover ruído

É impossível gravar um som puro, ou seja, um som completamente livre de ruídos. Geralmente este ruído é baixo, contudo, ele também foi amplificado através do processo até aqui.

Para reduzir o ruído, comece selecionando com o cursor do mouse uma parte da faixa onde não haja nenhum som relevante, apenas os ruídos. Recomenda-se sempre dedicar alguns segundos da gravação ao silêncio, ou seja, para a captação dessas interferências. Quanto maior for este tempo dedicado à captação de ruídos, mais eficiente será o processo de remoção.

Selecione um treixo apenas com ruídos.

3-    Trecho da faixa sem sons relevantes, apenas ruídos.

Com o trecho selecionado, acesse a opção Remover ruído dentro de Efeitos.

Opções, Remover ruído.

Nesta janela, clique na opção Perceber perfil de ruído dentro do Passo 1.

Defina o padrão dos ruídos.

Em seguida, selecione a faixa inteira, assim como fez nos efeitos Compressor e Amplificar. Acesse novamente o efeito remover ruído, desta vez atente-se para o passo 2. Mantenha todos os dados na configuração padrão, apenas clique na opção OK para aplicar o efeito.

Agora aplique a remoção.

Ao final, sua faixa deve ficar similar a esta. Repare que os sons que antes apresentavam intensidades diferentes, agora possuem um volume equivalente. Por outro lado, os ruídos que também foram aumentados por consequência do processo, ao final foram reduzidos.

Resultado final.

O número de passos durante o processo pode ser grande, mas com um pouco de prática o trabalho não deve levar mais que alguns minutos. Esta é apenas uma das aplicações do Audacity, se você quer saber mais com usar os efeitos do programa ou quer aprender a outras dicas como esta, envie sua dúvida para nós.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.