Intel estaria produzindo nova tecnologia de processamento

Imagem de: Intel estaria produzindo nova tecnologia de processamento

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Depois de revolucionar o mundo dos processadores diversas vezes, a Intel está querendo realizar o feito mais uma vez. Agora, a tecnologia que a fabricante pode estar pensando em aplicar nos dispositivos é a InfiniBand – aquela mesma utilizada em supercomputadores, responsável por ligar servidores a unidades de armazenamento.

Segundo fontes ligadas à Intel, os principais recursos da tecnologia poderiam ser empregados nos processadores da Intel para criar um “superchip”. Esse dispositivo seria capaz de transmitir dados com baixo tempo de latência em máquinas de alto desempenho (como servidores, sendo portanto aplicada aos Xeon da Intel). Isso resultaria numa ampliação das capacidades de centrais de dados de empresas e outras redes corporativas.

Testes com a tecnologia foram realizados em um supercomputador chamado Stampede e mostraram que ela poderia atingir a marca de 10 petaflops. Ou seja, são 10 trilhões de operações por segundo. Caso seja comercialmente incorporada em processadores, certamente ela será responsável por um aumento considerável nas capacidades dos computadores.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.