Tomada da Sony faz usuário pagar na hora pelo consumo de energia

Imagem de: Tomada da Sony faz usuário pagar na hora pelo consumo de energia

O ano de 2012 pode não ser o último de nossas vidas, como bem afirma a NASA. Porém, isso não significa que o futuro será, necessariamente, um “mar de rosas”. Se depender da Sony, aquelas tomadas públicas disponíveis em aeroportos e rodoviárias podem se tornar o novo filão do mercado.

Como já noticiado pelo Tecmundo anteriormente, a Sony agora tem investido em tomadas mais inteligentes. Hoje, a empresa demonstrou na prática o que vem a ser o novo produto da companhia: uma espécie de adaptador que gerencia o uso de energia elétrica com a ajuda das tecnologias NFC e RFID.

É provável que a chegada desse tipo de tomada no mercado esteja muito distante da realidade, mas o protótipo apresentado foi capaz de demonstrar um dispositivo se autenticando com a "nuvem" ao ser plugado na tomada. Com isso, seria possível, por exemplo, que o sistema pudesse identificar quais são os eletrônicos ou eletrodomésticos que estão conectados à rede elétrica. Assim, no caso de uma possibilidade de blackout causada pelo consumo exagerado de energia, as tomadas gerenciariam o cenário todo, cancelando o fornecimento para os dispositivos que não sejam tão essenciais.

O vídeo acima também comenta sobre algumas aplicações futuras do invento, como a possibilidade de que carros elétricos possuam sistemas de pagamento integrados com esse tipo de tomada, possibilitando assim que motoristas carreguem a bateria de seu "carango" em pontos específicos disponibilizados pela cidade. Da mesma forma, a invenção também poderia ser usada em restaurantes, cafés e estações de metrô, sempre pronta para atender os clientes que precisam recarregar smartphones ou notebooks.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.