Silicon Valley Archives: o armazém com todos os segredos da Apple

Imagem de: Silicon Valley Archives: o armazém com todos os segredos da Apple

(Fonte da imagem: AP Photo/Jeff Chiu)

A história da Apple é repleta de eventos polêmicos e conflitantes. Quem quiser conhecer todos os segredos da empresa da Maçã precisa passear pelo Silicon Valley Archives, na Universidade de Stanford. Nesse local estão armazenados documentos, vídeos, livros e softwares que ajudaram a construir uma das organizações mais bem sucedidas do mundo.

De acordo com o site PCMag, entre as pilhas de papel organizadas em uma infinidade de prateleiras, está até mesmo o projeto do primeiro computador Mac, doado para a instituição em 1997, logo após Steve Jobs reassumir o cargo de CEO da Apple. Recentemente, a Associated Press, renomada agência de notícias, visitou o arquivo – um local climatizado e seguro. A AP não pôde divulgar detalhes da localização exata do armazém.

No acervo, foi encontrado um vídeo que conta como o nome da empresa surgiu. "Lembro-me dirigindo pela Highway 85. Estávamos na estrada, quando Steve mencionou ‘Eu tenho um nome: Apple Computer’. Continuamos a pensar em alternativas para esse nome, mas não conseguimos nada melhor", dizia o co-fundador Steve Wozniak em um vídeo gravado para os trabalhadores em meados dos anos 80.

"Através desta coleção, você pode traçar a evolução do computador pessoal. Esses tipos de documentos são o mais próximo que você pode chegar da história não mediada daquilo que realmente aconteceu", explicitou Leslie Berlin, historiador da Stanford.

Outros itens notáveis ​​na coleção incluem fotos antigas dos seus fundadores, manuais, anúncios impressos antigos, camisetas de divulgação da empresa e rascunhos de discursos pronunciados por Steve Jobs. Infelizmente, não há nenhuma previsão de o Silicon Valley Archives ter sua visitação liberada para o público. No vídeo acima, você confere uma campanha da Apple criada para um de seus eventos internos em 1984.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.