O que é Bump Mapping?

Imagem de: O que é Bump Mapping?

O bump mapping é uma técnica de processamento de texturas que vem se tornando cada vez mais um requisito básico de gráficos de games modernos, devido à demanda crescente de realismo ou detalhamento visual em jogos. Com a capacidade de processamento crescente do hardware disponível no mercado, está se tornando cada vez mais corriqueira a implementação de novas técnicas de texturização.

Para dar uma ilusão de pequenas profundidades na superfície de corpos simples ou complexos, o bump mapping segue um processo simples: ele altera em termos computacionais a orientação normal da superfície, criando uma falsa profundidade, que reage à iluminação produzindo um pequeno nível de sombreamento, criando assim uma impressão de “buracos” ou irregularidades na textura sendo processada.

É um sistema bastante simples, que produz resultados muito interessantes. Um exemplo clássico de como o bump mapping influencia a percepção da identidade de um objeto simples é a modelagem de uma laranja: é fácil representar grosseiramente a fruta através de uma simples esfera com uma textura da cor adequada, mas a falta de detalhes é gritante. A aplicação de bump mapping dá uma impressão de realismo crucial, que pode ser um grande diferencial em um jogo de última geração ou em um filme de animação tridimensional.

Note como o bump mapping deu realismo à laranja.

Como o procedimento depende da iluminação do ambiente para proporcionar a ilusão de profundidade, o bump mapping é um sistema dinâmico, que alterna suas propriedades conforme o objeto texturizado se move através de uma cena com iluminação complexa. Isso garante uma riqueza visual bastante grande, e um nível de realismo que não seria possível sem a aplicação da técnica.

Com esta simples tecnologia, que consiste apenas em um processamento matemático de um parâmetro da superfície de um objeto, a qualidade da representação visual aumenta de uma maneira impressionante. Com a evolução do hardware, esta técnica se torna cada vez mais simples de ser utilizada, e quem tem a ganhar com estes desenvolvimentos é o fã de jogos de computador e filmes de animação computadorizada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.