Pesquisa revela a forma mais segura para a transferência de dados

Imagem de: Pesquisa revela a forma mais segura para a transferência de dados

Pesquisadores do Niels Bohr Institute, laboratório da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, desenvolveram um método para a transferência de dados de forma absolutamente segura utilizando a comunicação quântica. O experimento conseguiu reproduzir o efeito por, aproximadamente, uma hora.

De acordo com a publicação no site desse instituto, o componente-chave para a comunicação quântica a longas distâncias é o fenômeno denominado “emaranhamento entre dois sistemas atômicos”.

Essa manifestação física, chamada por Albert Einstein de “ação fantasmagórica à distância”, consiste na estipulação de uma conexão invisível entre os átomos de duas matérias. Mesmo quando esses elementos são distanciados, eles permanecem correlacionados. Assim, se uma informação é extraída de uma das partes integrantes do sistema, a outra vai saber que há alguma mudança na primeira seção.

(Fonte da imagem: Christine Muschik para o site Niels Bohr Institute)

No estudo do Niels Bohr Institute, os cientistas reproduziram o fenômeno com duas nuvens de gás de átomos de césio. Para criar o estado “emaranhado” entre essas nuvens, os pesquisadores utilizaram fótons, as menores partes de um pulso de luz. A técnica já havia sido reproduzida antes, mas os resultados do entrelaçamento permaneciam por apenas frações de segundos. Contudo, a pesquisa dinamarquesa conseguiu manter a comunicação “fantasma” por até uma hora, apresentando uma evolução significativa.

"A descoberta tem um grande potencial e prevê, entre outras coisas, uma nova abordagem para a comunicação quântica. É um passo para a comunicação quântica funcionar na prática – não apenas em laboratório, mas também no mundo real do trabalho em rede e na internet", comentou o professor Eugene Polzik, diretor da Danish National Research Foundation Center.

Ele acrescentou: "Além disso, o estudo significa uma melhoria na precisão das medições de campos magnéticos minúsculos por meio de magnetômetros atômicos. Magnetômetros sensíveis poderão ser usados ​​para medir as atividades elétricas do cérebro e coração humano".

Para mais informações sobre a comunicação quântica leia o conteúdo disponibilizado pelo Quantiki Project (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.