Novo material pode deixar submarinos invisíveis a sonares

Imagem de: Novo material pode deixar submarinos invisíveis a sonares

(Fonte da imagem: Divulgação BBC)

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de material capaz de deixar um objeto “invisível” às ondas sonoras. A ideia é usar a “capa de invisibilidade acústica” para deixar certos objetos transparentes para o som, como se não efstivessem lá.

A princípio, o projeto deveria ser usado para criar a tão sonhada capa de invisibilidade do Harry Potter, sem obter muitos resultados. Durante o desenvolvimento, os físicos perceberam que a mesma ideia poderia ser usada com o som, em vez da luz, para produzir um tipo de meta-material que pode cancelar as ondas sonoras que o tocam.

O dispositivo é relativamente simples, já que o efeito pode ser conseguido com folhas finas de plástico com perfurações precisas e com um formato específico. As aplicações para o projeto incluem a melhoria da acústica em salões de concertos até a camuflagem de bunkers secretos, deixando-os inaudíveis e indetectáveis.

Testes bem sucedidos já foram feitos com certas frequências de onda sonora, mas ainda faltam ajustes para aumentar o espectro de alcance e torná-lo eficaz com todo tipo de som.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.