Google quer incorporar chat com áudio e vídeo ao Chrome

Imagem de: Google quer incorporar chat com áudio e vídeo ao Chrome

A Google tem planos de incorporar tecnologias de conversas por áudio e vídeo em tempo real ao seu navegador, o Chrome, em mais um degrau que a gigante escala em suas empreitadas VoIP.

Em 2010, a Google adquiriu a Global IP Solutions, empresa especializada em telefonia pela internet e videoconferência. Recentemente, a gigante disponibilizou o WebRTC, tecnologia para áudio e vídeo em tempo real, como um software de código aberto para desenvolvedores, e agora quer utilizá-la no Chrome.

O Gmail pode ser um grande beneficiado com a proposta. Atualmente, o chat com áudio e vídeo do serviço de email requer um plugin, e a incorporação de tecnologias VoIP ao navegador acabaria com tal necessidade.

Mas a novidade não envolve apenas o Gmail. Com o código aberto, o WebRTC possibilita a criação de aplicativos para voz e vídeo com HTML e JavaScript. A Google está trabalhando com desenvolvedores como Mozilla e Opera a fim de implementar a tecnologia a uma comunidade maior de usuários, e não somente aos entusiastas do Chrome.

Em outras palavras: será muito mais fácil criar alternativas a comunicadores VoIP, como o Skype. “Nosso objetivo é fornecer ao Chrome as capacidades de Comunicações em Tempo Real via aplicativos simples em JavaScript”, afirmou Henrik Andreasson, programador da Google.

Não há data definida, mas o software WebRTC deve chegar ao Chrome em breve. Seria essa uma resposta da Google à aquisição do Skype pela Microsoft?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.