Sony anuncia tela 3D que permite visualizar as figuras e objetos em 360º

Imagem de: Sony anuncia tela 3D que permite visualizar as figuras e objetos em 360º

As televisões com tecnologia 3D nem bem começaram a ser comercializadas e a Sony, atualmente uma das maiores empresas de tecnologia, já anunciou uma tela capaz de revolucionar ainda mais o mundo da tecnologia. Trata-se da RayModeler 3D display, uma televisão capaz de exibir imagens 3D em 360º.

Objetos como rostos e pessoas são exibidos de maneira realista, dando ao espectador a sensação de profundidade, graças ao mecanismo da visão humana. Isso acontece porque os olhos esquerdo e direito enxergam (naturalmente) imagens diferentes, dando a ideia de que um objeto está mais próximo do que os outros.

Apresentação oficial

Entre 25 e 29 de julho deste ano acontece a SIGGRAPH 2010, uma conferência que reúne as maiores empresas de tecnologia visual presentes no mercado. A 37ª edição do evento ocorre no Los Angeles Convention Center, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Sony vai aproveitar a oportunidade para exibir um protótipo da RayModeler 3D display ao público e também para as demais empresas presentes no evento. Os entusiastas que estiverem presentes terão a oportunidade de assistir ao vídeo de demonstração de uma maneira jamais vista.

Características da tecnologia

A RayModeler 3D display promete revolucionar também o mundo dos games. Já imaginou jogar uma partida de Street Fighter com todos os seus amigos em volta da televisão, vendo os golpes dos mais variados ângulo? Seria quase como assistir a uma luta ao vivo!

O mais interessante da televisão é o fato de ela ser extremamente pequena. O protótipo tem 13 cm de diâmetro e mede apenas 27 cm de altura. É quase impossível imaginar que tanta tecnologia possa ser colocada em um aparelho tão pequeno.

Pequeno poderoso!

Sensores de movimento e 3D sem óculos

Embora seja uma televisão 3D, o usuário não precisar utilizar nenhum tipo de óculos ou aparelho para ter a visão tridimensional dos objetos na tela. Todo o trabalho para dar a impressão de profundidade é feito pelo próprio mecanismo de visão humana.

Além disso, a RayModeler 3D display possui sensores de movimento, ou seja, é possível girar a imagem na tela apenas fazendo gestos com as mãos. E a interação não para por aí. O usuário pode conectar o computador à televisão e interagir com personagens de jogos em 360º, desde que o game seja devidamente “preparado”.

Jogo em 360º

Ao que parece, a holografia vai deixar de ser apenas mais um efeito de cinema e passará a fazer parte do cotidiano das pessoas. Outras tecnologias que antes só eram vista em filmes de ficção científica já fazem parte do nosso dia a dia. Bons exemplos podem ser vistos no artigo “Da ficção para a realidade: Minority Report - A Nova Lei”.

Com a rapidez com a qual a tecnologia vem avançando, o jeito é tentar adivinhar a próxima ideia revolucionária que vai surgir. Os hologramas já estão mais próximos do real, quem sabe agora não lançam um sabre de luz?



Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.