Melhores da Semana: 05/07/13 [vídeo]

Imagem de: Melhores da Semana: 05/07/13 [vídeo]

O segundo semestre de 2013 já começou, e o Melhores da Semana destaca o fim do Google Reader, rumores sobre um modelo de iPhone mais barato e um mapa que mostra o navegador mais utilizado em cada país, entre outros destaques.

A seleção também traz excentricidades do Mega Curioso e dicas de artigo do Tecmundo — um exemplo é a nossa visita à fábrica da Positivo Informática, em Curitiba, que mostra como funciona o processo de criação de computadores e tablets desde o início.

NOTÍCIAS

Cemitério da Google: os serviços que a empresa já detonou [ilustração]

O Reader foi descontinuado nesta semana. Muitas pessoas não esperavam por isso, mas não teve jeito e o leitor de feeds foi enterrado (por assim dizer) por declínio de utilizações, segundo a Google. Aproveite e confira esta ilustração com vários serviços que a Gigante já descontinuou.

Se você busca alternativas ao Reader, o Tecmundo o ajuda com um artigo que sugere nada menos do que 16 opções para substitui-lo. Saiba que há bons serviços disponíveis. Portanto, conheça outras aplicações para suprir essa falta.

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Novo iPhone de baixo custo deve chegar em setembro pela metade do preço

Rumores dão conta de que a Apple deve lançar em breve um novo iPhone, que seria de baixo custo, feito de plástico e com cores mais chamativas. O site chinês Weiphone.com exibiu uma imagem com três carcaças coloridas que seriam desse novo modelo.

Por sua vez, o site francês NoWhereElse.fr comparou tais carcaças com supostas imagens de uma placa-mãe que vazaram no mês passado e constatou que os pontos de fixação batem entre elas. O analista Gene Munster aposta que esse suposto novo iPhone chega em setembro por US$ 300.

Suposta foto do novo modelo de entrada do iPhone. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Mapa mostra qual o navegador mais popular em cada país

O site StatCounter traz um mapa que ilustra qual é o navegador mais popular em cada país. Na imagem, a cor verde representa o Chrome; azul é o Internet Explorer; laranja indica o Firefox; vermelho mostra o Opera; cinza equivale ao Safari; e preto é o Iron.

Pela imagem, o Brasil está pintado de verde, ou seja, o Google Chrome domina o mercado. No mesmo site, é possível explorar o mapa de diferentes maneiras — um exemplo é a observação de detalhes de países específicos.

Google Chrome dominando as Américas (Fonte da imagem: Reprodução/StatCounter)

Falhas técnicas marcam show com holograma de Renato Russo

O show Renato Russo Sinfônico, que aconteceu no sábado, dia 29 de junho, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi marcado por falhas técnicas. O site Info aponta problemas de som, desorganização e falta de água em alguns banheiros como reclamações do público presente.

Alguns fãs também criticaram o holograma do cantor, caso da publicitária Adriana Cocenza, que afirmou: “Foi a maior decepção. Achei que a imagem não ficou bem construída”. Organizadores do evento reconheceram que houve falta de preparo adequado por parte dos funcionários para orientar o público.

(Fonte da imagem: Reprodução/Multishow)

Eike graça: crise na empresa de Eike Batista vira piada no Twitter

Estima-se que Eike Batista tenha perdido mais de US$ 30 bilhões nos últimos 16 meses, e a situação do empresário virou assunto de piada no Twitter. A hashtag #EikeGenteComoaGente, com tweets que mostram situações de Eike se ele tivesse que viver com um salário médio da população brasileira, foi bastante utilizada.

Mensagens como “Eike esfregando o pulso na revistinha da avon” (da blogueira @BicMuller) e “Eu vi o Eike lambendo a tampa do iogurte” (de @rooo_ramires) ocupam o lugar de piadas que exaltavam a fortuna do empresário no passado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

Ferreiro cria versão real do machado de batalha orc de Skyrim

Um ferreiro chamado Tony Swatton criou uma réplica real do machado de batalha orc usado no jogo The Elder Scrolls V: Skyrim. Um vídeo postado no YouTube mostra as diferentes etapas de produção do objeto.

Uma dificuldade apontada por Swatton foi a de passar a impressão de que o machado foi realmente forjado por um orc. Ele já recriou objetos como a Buster Sword de Cloud (Final Fantasy VII), a espada dourada do personagem Finn (Adventure Time) e a Keyblade de Sora (Kingdom Hearts), entre outros.

MEGA CURIOSO

Conheça 7 das piores maneiras de morrer

Uma lista do site How Stuff Works relaciona algumas das piores maneiras de morrer. Fome é uma delas, pois, após certo tempo, o corpo passa a consumir a energia dos próprios músculos e órgãos.

Ficar à deriva pode fazer alguém morrer de fome, frio, afogado ou ainda atacado por um tubarão. Cair em um vulcão é uma possibilidade remota, e a morte não é instantânea — isso porque a pessoa ficaria flutuando na superfície antes de afundar.

Já em uma queda de avião, primeiro a pessoa desmaiaria devido à falta de oxigênio. Porém, algumas quedas demoram alguns minutos, logo, há tempo para acordar, e aí o pânico é instaurado.

Ser comido por animais também é mais terrível do que parece. Veja o exemplo do jaguar, que ataca pela têmpora até encontrar o cérebro da vítima. Morrer congelado também está na lista, que é finalizada com um item ainda mais curioso: algumas sensações e experiências bastante intensas podem liberar muita adrenalina, o que pode levar a um ataque cardíaco. Isso pode acontecer por estresse e ansiedade.

25 fotos feitas no momento perfeito

O site Twisted Sifter fez uma seleção com várias fotos clicadas no momento perfeito. Um registro impressionante é o da Lua entre os anéis olímpicos. Há também duas fotos fantásticas de aviões, um com a Lua ao fundo e outro como se estivesse sendo segurado por uma estátua.

Mas um registro hilário é o do esquilo que deu Photo Bomb na foto de um casal, ou seja, entrou no quadro e ainda fez uma ótima cara de drama. Não deixe de conferir outras ótimas fotos nesta galeria.

(Fonte da imagem: reprodução/Twisted Sifter)

Fotógrafo cria efeito profissional de cinema com um ventilador e uma GoPro

Jeremiah Warren é um fotógrafo que utilizou um ventilador de teto e uma câmera GoPro com o intuito de reproduzir de maneira caseira o efeito Bullet Time — aquele de câmera bem lenta, a ponto de congelar totalmente o tempo.

Resumindo, Warren fixou o ventilador em um pedaço de madeira e a câmera em uma das pás, ligou o ventilador e deixou a câmera filmando enquanto ele disparava fogos de artifício. Uma ideia bastante criativa e com resultados satisfatórios.

Conheça a curiosa anatomia dos projéteis disparados pelas armas de fogo

A também fotógrafa Sabine Pearlman registrou diversos tipos de munição cortados longitudinalmente. Ao todo, foram registrados 900 itens diferentes. A ideia da fotógrafa é representar a maldade e a beleza humanas em um único objeto.

Segundo Pearlman, os cortes longitudinais feitos nos projéteis revelam sua incrível complexidade e beleza, que são aspectos que se contrapõem ao propósito destrutivo para o qual eles são criados.

(Fonte da imagem: reprodução/Sabine Pearlman)

Por que a maioria das pessoas costuma fazer sexo à noite?

O site io9 publicou um artigo com algumas conclusões da ciência a respeito da preferência das pessoas por fazer sexo à noite. A conclusão é a de que componentes sociais ajudam a determinar o momento do sexo.

Trata-se de convenções culturais que podem ditar quando os encontros devem acontecer. Dessa maneira, fazer sexo à noite pode ser uma simples questão de conveniência. Há também o fator rotina, visto que praticamente todas as funções do corpo humano apresentam variações conforme o relógio biológico das pessoas.

ARTIGOS

7 bizarrices e curiosidades da cidade de Taipei

Confira sete bizarrices e curiosidades da cidade de Taipei, capital de Taiwan. Uma delas é a personagem Hello Kitty, que está espalhada pela cidade — inclusive no aeroporto local, que tem um portão de embarque inteiro inspirado nela. Uma companhia aérea chegou a personalizar uma aeronave em homenagem à gatinha.

Outra curiosidade são os frequentes terremotos em Taipei. Isso é tão comum que os locais agem como se nada tivesse acontecido depois de vivenciar um abalo pequeno — um exemplo aconteceu enquanto o Tecmundo estava lá: em uma loja, a vendedora juntou os itens que caíram no chão e seguiu mostrando as funcionalidades de uma câmera.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como funciona uma fábrica de computadores e tablets?

O Tecmundo visitou a fábrica da Positivo Informática em Curitiba, no Paraná, e mostra como funciona o processo de criação de computadores e tablets desde o início. Acompanhamos todas as fases, desde a concepção inicial até o processo de montagem.

(Fonte da imagem: Fernando Dias)

Como a Samsung quer dominar o mercado de celulares e tablets [infográfico]

A Samung é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e planeja embarcar em mais mercados. Uma imagem especialíssima do Tecmundo mostra esses aparelhos pra você — são diversos modelos de smartphones, phablets e tablets.

Primeiras impressões: Windows 8.1 [vídeo]

Nossa última dica de artigo são as primeiras impressões que tivemos do Windows 8.1 em vídeo. Testamos as novidades do sistema da Microsoft e compartilhamos nossas experiências com você.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.