Erro 404: constrangimentos tecnológicos [ilustração]

Imagem de: Erro 404: constrangimentos tecnológicos [ilustração]

Você acha que ter um celular que toca no meio da aula de Física é algo constrangedor? Se você disse que “sim”, você certamente nunca passou por alguma situação em que realmente houvesse um constrangimento. Estamos falando de situações que são capazes de deixar até mesmo o mais desinibido do mundo com o rosto vermelho feito um pimentão. Vergonha de verdade.

Será que você se lembra de alguma situação que tenha causado isso em alguém? Hoje, nós vamos citar alguns exemplos muito divertidos — quando não acontecem com a gente, é claro — de constrangimentos causados pela tecnologia. Prepare a sua maquiagem, porque você vai precisar esconder a vermelhidão quando perceber que estamos falando de coisas que já aconteceram com você.

Viva-voz da depressão

Uma sala de reuniões completamente lotada. Além de você e seus colegas, estão também presentes os coordenadores, gerentes e diretores da empresa. O Presidente do país está assistindo à palestra e até mesmo o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos foi convidado para estar presente no evento. O silêncio é total e absoluto... Ou pelo menos deveria ser.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

De repente, um som começa a sair da sua mochila e você percebe que não foi o único a reparar. Não é o seu toque favorito — aquela música do Balão Mágico remixada pelo David Guetta —, o que já seria naturalmente constrangedor. É muito pior do que isso, pois estamos falando sobre aquela secretária eletrônica de atendimento automático que você instalou.

Todos na sala estão ouvindo a sua namorada contando os seus “apelidinhos fofos”. Todos estão sabendo que você é o “pudinxinhu maix gostozu du mundu”. Agora, você só precisa assumir toda a vergonha causada pelo seu telefone. Ou então abandonar a mochila para sempre na empresa. O que vale mais: o celular ou sua dignidade?

Webcam da vergonha

Uma das principais vantagens das webcams é a baixa resolução delas. “Como assim, ‘vantagens’?” É simples, como existe uma menor definição nas imagens capturadas, também existe um menor nível de detalhes. E com isso, todas as imperfeições que temos no rosto acabam sendo mascaradas. Por isso, conversar por webcam pode ser muito bom para algumas pessoas que não são seguras para conversar ao vivo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mas é claro que nós precisamos tomar alguns cuidados antes de ligar a câmera em frente a outras pessoas. Afinal de contas, ninguém quer ser surpreendido por um pai sem camisa ou por um cachorro andando com uma cueca do Super-Homem na boca — não que tenha acontecido com alguém do Tecmundo, mas sabe que é bom avisar, né!?

“Upload automático de fotos”

Pior do que ser marcado em fotos que você não gostaria de ter tirado é publicar fotos que você tirou sem querer. Não entendeu? Então você certamente nunca passou por situações constrangedoras que envolviam o upload automático de imagens capturadas com o seu smartphone — no Facebook, no Google Plus, no Twitter, no Orkut ou em qualquer outra rede social que já tenha existido.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A situação parece tranquila, mas pode ser realmente constrangedora, ainda mais se você tiver o hábito de utilizar a câmera frontal do seu aparelho para ver se existe algum pedaço de alface entre os dentes — novamente, não que tenha acontecido com alguém do Tecmundo, mas também não podemos dizer que nunca aconteceu. Está se identificando? Pois pode piorar.

Há muitos momentos em que tiramos fotos apenas para que exista uma lembrança em nossas cabeças sobre um determinado fato. Jogos de futebol, viagens com os amigos ou festas da faculdade, por exemplo. Você leu certo: “Festas da faculdade”. E você pensou certo também: há horas em que o upload automático deveria ser desativado por bafômetro.

“Deixa eu ligar a TV rapidinho!”

Seu programa favorito está passando na televisão, mas ninguém sabe que você é apaixonado por ele — não precisa ter vergonha de gostar de um dinossauro roxo que ama você e faz parte de uma família feliz. Como não poderia ser diferente, Murphy aplica as próprias leis e faz com que um dos amigos mais fofoqueiros do colégio apareça enquanto você está cantando a canção tema do programa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

“Dá tempo de assistir um pouco, mudar de canal e ficar de boa enquanto ele toca a campainha”, você pensa. Mas sua querida mamãe já abriu a porta para ele. E ele já está com a mão no trinco da porta da sua casa. Você tem meio segundo para reagir. Qual é a melhor solução? Dar um tiro de bazuca no aparelho para evitar qualquer chance de resgate, mas você está desarmado.

Sua única saída é desligar a televisão. Mas isso não é o bastante, porque o amigo fofoqueiro quer jogar video game e ele vai ter que ligar novamente para poder fazer isso. Não há nada que você possa fazer, jovem aprendiz. Amanhã mesmo todos no colégio saberão que você é fã do personagem mais carismático da TV mundial. A menos que ele goste também. Se isso acontecer, você ganhará um abraço de vergonha e conforto.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.