Programa de empresa francesa consegue detectar sarcasmo na internet

Imagem de: Programa de empresa francesa consegue detectar sarcasmo na internet

(Fonte da imagem: Reprodução/Ser Escritora)

Se você é uma daquelas pessoas que têm dificuldade de perceber quando alguém está sendo sarcástico, pode sentir um pouco de alívio – pelo menos na sua vida digital. A empresa francesa Spotter desenvolveu um software capaz de identificar comentários sarcásticos na internet com 80% de precisão, uma taxa de acerto para Sheldon Cooper nenhum botar defeito.

Pela “bagatela” de 1 mil euros (aproximadamente 3 mil reais), os clientes poderão utilizar o aplicativo à vontade para avaliar o conteúdo postado por outras pessoas, usando uma combinação de heurística, semântica e linguística para gerar relatórios sobre a personalidade e reputação online de cada um dos “alvos”. Segundo a desenvolvedora, o programa observa apenas informações públicas, e não privadas.

O software se baseia em algoritmos e é capaz de compreender 29 idiomas, incluindo os mais difíceis como russo, chinês e árabe. Caso o cliente queira conferir os resultados, pode pedir para que analistas humanos da companhia chequem os relatórios. Entre os usuários do serviço estão grandes organizações como a Comissão Europeia, o Ministério do Interior do Reino Unido e a empresa aérea Air France.

Utilidade questionável

Em entrevista à BBC, o diretor de vendas da Spotter no Reino Unido, Richard May, ressaltou que o software não é à prova de falhas, mas que é preciso ressaltar que se trata de um sistema automatizado. “Cinco anos atrás nós não conseguiríamos chegar ao atual nível de precisão – estávamos na marca de 50%”, acrescentou.

Para Simon Collister, professor de Relações Públicas e mídia social na London College of Communication, as máquinas nunca serão capazes de compreender plenamente a complexidade das redes. “Essas ferramentas geralmente são quase inúteis. Em termos de compreensão de tom e de sarcasmo, elas dependem demais do contexto e da linguagem humana”, afirmou.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.