De Brad Pitt a Susan Sarandon: 16 atores que começaram em novelas

  • por Minha Série em 08/07/2018 - 11:31

Quem vê o brasileiríssimo Rodrigo Santoro hoje dividindo o set de Westworld com feras como Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood deve se lembrar bem do jovem de Petrópolis que fazia o Pedro, em Olho no Olho, lá em 1993, ou o Sérgio, de Explode Coração, em 1995.

Um dos brasileiros mais bem-sucedidos na carreira internacional de atuação, Santoro está no time de nomes como Sonia e Alice Braga e Wagner Moura, que têm nas novelas a raiz de seu sucesso nacional, antes de alçarem voos lá fora no cinema ou nas séries de TV.

Mas esse processo não é exclusivo dos brasileiros! Embora por aqui as novelas possam ser o ponto alto da carreira de um ator, lá fora elas funcionam — ou, ao menos, era assim algumas décadas atrás — como o primeiro passo rumo ao sucesso em Hollywood.

Nos Estados Unidos, no entanto, as novelas são um pouco diferentes — podem durar décadas inteiras (alô, Malhação!) e ter milhares de capítulos, e muitas vezes são consideradas programas mais voltados à cultura popular, até mesmo malvistos por quem se considera ~erudito.

Confira alguns nomes de atores e atrizes de Hollywood cujos rostinhos já conhecemos muito bem e cujo passado está ancorado nas novelas — as famosas soap operas norte-americanas!

1. Brad Pitt

Abrindo a lista em grande estilo, Brad Pitt é um dos grandes nomes do universo do cinema que deram os primeiros passos em novelas. Em 1987, ele fez uma participação em Another World, uma produção que foi ao ar pela NBC entre 1964 e 1999, com mais de 3,7 mil episódios.

2. Brittany Snow

Susan Lemay era uma adolescente tipicamente americana, problemática, mas de bom coração. Durante 3 anos, de 1998 a 2001, ela animou as noites do país em Guiding Light, interpretada por Brittany Snow.

Exibida em intervalos durante mais de meio século, entre 1952 e 2009, a novela era produzida pela CBS. Desde então, Brittany já emplacou A Escolha Perfeita, entre outras participações em séries e filmes.

3. Demi Moore

Eterna estrela de Ghost: Do Outro Lado da Vida, Demi Moore interpretou Jackie Templeton, uma jornalista investigativa, em 12 episódios de General Hospital, entre 1982 e 1984. A produção está no ar desde 1963, salvo interrupções, como a que ocorreu entre 2016 e 2012.

4. Hayden Panettiere

Sucesso em Heroes como Claire Bennet e, mais recentemente, por Nashville, Hayden está nas telinhas desde muito cedo. Seu primeiro grande hit foi como Sarah Roberts, aos 4 anos de idade, na novela One Life to Live. Depois, ela entrou também para o elenco de Guiding Light, a mesma de Brittany Snow.

5. John Stamos

Assim como Demi Moore, o tio Jesse de Full House também começou em General Hospital. Ele foi Blackie Parrish entre 1982 e 1984 e saiu com a possibilidade de retornar. Atualmente, quase 35 anos depois, rumores dão conta de que ele poderia voltar à novela, que ainda está no ar.

6. Justin Hartley

Em This is Us, Kevin Pearson é um ator em busca de se reencontrar na carreira, depois de passar anos interpretando The Manny, um babá sensual cuja única função na tela era ser bonitão e falar frases idiotas.

Começar em um programa popular não é algo muito diferente do que aconteceu com Justin Hartley na vida real. Sua estreia na TV foi no novelão Passions, exibido entre 1999 e 2008 pela NBC.

7. Kelly Ripa

All My Children foi a produção de estreia de Kelly Rippa, uma reconhecida apresentadora de TV dos Estados Unidos. No elenco da novela entre 1990 e 2002, ela interpretou Hayley Vaughan Santos. Foi durante as gravações que ela conheceu Mark Consuelos, seu marido e pai de seus dois filhos — curiosamente, na trama os dois também formaram par romântico.

8. Josh Duhamel

Aliás, All My Children é praticamente a Malhação deles, servindo como alavanca para a carreira de vários artistas, entre os quais também estava Josh Duhamel, que interpertou Leo Du Press.

O galã de Transformers, Juntos pelo Acaso e Um Porto Seguro diz que os anos que passou na novela foram preciosos profissional e pessoalmente, pois conheceu diversas pessoas que estão na sua vida até hoje.

9. Julianne Moore

Julianne Moore também encarou seus aninhos de novela, período que já a consagrou como uma grande e talentosa atriz. Com um papel duplo, como Sabrina e Frannie Hughes, ela participou de As The World Turns, entre 1985 e 1988.

Foi quase um Ruth e Raquel dos Estados Unidos, e ela é até hoje lembrada por isso, apesar de seu grande sucesso com inúmeras produções desde então.

10. Lindsay Lohan

Quem diria que até Lindsay Lohan teria começado sua carreira em uma novela? Antes de ganhar o mundo com Operação Cupido, ela já mostrava toda a sua malandragem como Alli Fowler — uma menina bem-intencionada, porém curiosa e travessa — em Another World, mesma produção que lançou Brad Pitt.

11. Margot Robbie

Nem só de Arlequina se faz a carreira de Margot Robbie. Donna Freedman era o nome da personagem que ela interpretou em Neighbours, uma novela australiana exibida desde 1985 e que já tem quase 9 mil episódios. Com ela, Robbie esteve no ar entre 2008 e 2011, quando conheceu grandes nomes da TV australianos e fez contatos que a ajudaram a obter reconhecimento internacional.

12. Marisa Tomei

As The World Turns foi a casa de Marisa Tomei entre 1983 e 1985, quando a atriz interpretou Marcy Thompson, ainda na adolescência. Quando a atriz entrou para o elenco, a novela já estava no ar havia quase três décadas (começou em 1956 e foi encerrada somente 54 anos depois, em 2010).

13. Meg Ryan

A esposa de um psicótico cadeirante que levantava toda vez que ela deixava a sala. Foi assim que o jornal The Guardian descreveu o papel da atriz Meg Ryan em sua participação em As The World Turns, entre 1982 e 1984, como Betsy Stewart.

A novela da CBS foi uma das mais bem-sucedidas da história dos Estados Unidos, tendo atraído diariamente milhões de fãs. Depois de sair da produção, Meg Ryan estourou em diversos filmes, tornando-se uma das mais famosas atrizes dos anos 90, graças à atuação em comédias românticas.

14. Ryan Phillippe

One Life to Live foi a casa de Ryan Phillipe, que interpretou Billy Douglas, um dos primeiros personagens gays da TV americana. Ele fez uma participação de 2 anos na tela, e o que, para ele, era apenas um papel que acabou alavancando sua carreira foi também extremamente significativo para a comunidade LGBT.

Anos depois, Phillippe contou em entrevistas que, durante a época em que seu personagem esteve no ar, ele recebia cartas de fãs que diziam se identificar com a história.

15. Sarah Michelle Gellar

Por incrível que pareça, não foi Buffy: A Caça-Vampiros o primeiro grande sucesso de Sarah Michelle Gellar. Antes da super-heroína ultrapoderosa que lutava contra as forças do mal, Sarah interpretou uma espécie de espírito maligno: Kendall Hard, a filha perdida de Erica Kane, na série All My Children. A moça era capaz de tudo e mais um pouco.

"Eu seduzi meu padrasto e, quando ele não quis dormir comigo, dormi com o menino do estábulo, o acusei de estupro, e minha mãe o esfaqueou com um abridor de cartas. Então eu fui para a cadeia por perjúrio, queimei os papéis de divórcio dos meus pais e aprisionei minha irmãzinha. E acho que isso foi tudo na primeira semana", resumiu a própria atriz em uma entrevista em 1997 ao The New York Times.

16. Susan Sarandon

Patrice Kahlaman era o nome da personagem de Susan Sarandon em A World Apart, uma novelinha de 1970. Mais tarde, em 1972, ela também fez uma participação em Search for Tomorrow, produção estrelada por Mary Stuart. Nela, Sarandon interpretou Sarah Fairbanks, uma criminosa potencialmente assassina.

Tudo isso aconteceu bem antes de ela emplacar sucessos como As Bruxas de Eastwick, em 1987, e Thelma & Louise, em 1991. Hoje, Susan carrega cinco indicações ao Oscar, das quais levou um, em 1995, por Os Últimos Passos de um Homem, e é considerada uma das mais importantes atrizes de sua geração.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Assuntos
Especiais, Celebridades, Cinema, Listas

Leia Mais

Deixe seu comentário