Samsung Galaxy Mega é o primeiro aparelho certificado com novo padrão Wi-Fi

Imagem de: Samsung Galaxy Mega é o primeiro aparelho certificado com novo padrão Wi-Fi

Galaxy Mega é o primeiro smartphone a usar o novo padrão de Wi-Fi. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A Wi-Fi Alliance, organização comercial que promove e certifica produtos com suporte para conexão Wi-Fi, anunciou nesta semana sua certificação para o mais atual padrão de conexão sem fio, o 802.11ac. Poucos dias depois, a Samsung anunciou o lançamento de três variações do Galaxy Mega já certificadas com o novo padrão.

Além deles, o Galaxy S4 Active e outro aparelho ainda sem identificação numerado pelo código SCH-P729 também trabalharão no novo padrão de Wi-Fi. O padrão mais moderno usado atualmente, 802.11n, permite apenas um terço da velocidade permitida pelo 802.11ac.

Este padrão não é exatamente novo e já estava sendo utilizado em outros equipamentos, como chipsets e roteadores, mas ainda não havia sido certificado e nem sido utilizado em um smartphone. Isso acontece, segundo o GigaOM, porque “os fabricantes se movem mais rapidamente do que os organismos de normatização”.

Como o Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) ainda está fazendo os últimos ajustes no padrão 802.11ac, não espere ver modelos com esse padrão chegando ao mercado antes do final do ano — e é mais provável que fiquem para 2014.

Padrão 802.11ac

Especialistas afirmam que novo padrão permite transferências de dados de até 1,3 Gbps, mais do que o dobro atual, de 600 Mbps. Além disso, ele opera em frequência de 5 GHz, garantindo melhor qualidade do sinal e menor latência. Isso é ideal para conexões diretas, como transmissão de áudio e de vídeo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.