Apple planeja joystick compatível com seus aparelhos

Imagem de: Apple planeja joystick compatível com seus aparelhos

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

A Apple lançou nesta semana um conjunto de instruções para o desenvolvimento de um controle de video game compatível com seus gadgets. O projeto serve como indício de que a gigante de Cupertino tem interesse em levar a diversão em seus produtos para além das filas de banco e dos títulos casuais.

A princípio, o controle deve se integrar aos novos sistemas da empresa, anunciados durante o WWDC 2013, conferência para desenvolvedores realizada nesta semana. Há também a possibilidade do joystick transformar a Apple TV em uma plataforma focada em games no futuro.

Escondido nos documentos

Sem muito alarde, A Apple incluiu os dados e instruções do novo acessório na documentação divulgada para desenvolvedores sobre o iOS 7 e o OS X Mavericks. O framework é descrito em um relatório entregue para os desenvolvedores, e a descrição mostra projetos de referência para o gamepad e também aponta para uma API simples para conexão e mapeamento dos botões do controle.

Além disso, a documentação mostra dois tipos diferentes de controladores. O primeiro se conecta diretamente a um produto da Apple, como o iPhone, deixando a tela do aparelho visível. O segundo deve se conectar sem fio a um dispositivo, como um MacBook.

Já o desenho mostra que uma das opções tem o formato bastante parecido com o periférico do clássico Super Nintendo. Os dois modelos contam com botões direcionais na parte esquerda e botões do padrão XYAB à direita. Uma das versões ainda tem direcionais analógicos.

Games na Apple TV

De acordo com o Gizmodo, o documento também indica que a Apple deseja que os games possam ser jogados sem os controles. A companhia aponta que, só porque um jogo usa um joystick, isso não significa que ele não poderia ser usado com uma tela sensível ao toque.

O site ainda especula que a Apple TV pode seguir os passos do Ouya, plataforma que roda o sistema Android e oferece games casuais e independentes por preços acessíveis.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.