Área 42: Como fazer uma Portal Gun – parte 1 [vídeo]

Imagem de: Área 42: Como fazer uma Portal Gun – parte 1 [vídeo]

Se você acompanha o Tecmundo, certamente deve ter visto o vídeo Checkpoint: Missão Resgate, no qual uma equipe de heróis sai em busca da salvação do apresentador do programa, Danilo Amoroso, que havia sido sequestrado por criminosos inescrupulosos.

No decorrer da aventura, um cientista entrega para os heróis uma arma que seria uma das principais ferramentas para o sucesso do resgate: uma Portal Gun, vinda diretamente de uma das séries de games mais famosas e divertidas de todas: Portal.

Essa arma foi construída especialmente para o filme, mas, como muita gente curtiu e pediu para que fizéssemos um modelo no Área 42, decidimos apostar nessa ideia.

O projeto é um pouco mais complicado do que aqueles que estamos acostumados a fazer, portanto decidimos dividi-o em duas partes. Na primeira, vamos construir o corpo da arma e preparar o “esqueleto” da Portal Gun para receber a parte eletrônica, que será adicionada na segunda parte do vídeo.

Clique aqui para ver a parte 2.

Vamos à lista de materiais?

Materiais

Corpo da arma

(Utilizado no primeiro vídeo.)

  • 1 joelho PVC de 150 mm;
  • 1 cap para canos PVC 100 mm;
  • 1 cap para canos PVC 75 mm;
  • 1 prolongador PVC 150 mm;
  • 1 luva para canos PVC 100 mm;
  • 1 redutor excêntrico PVC 100 x 75 mm;
  • 1 adaptador com flange 50 mm x 1,½”;
  • 1 tampa para ralo 100 mm;
  • 1 cano de PVC 100 mm com 25 cm comprimento;
  • 2 bolsas para bacia 100 mm;
  • 1 Mangueira transparente com aproximadamente 20 cm;
  • Cola epóxi;
  • Tinta spray preta;
  • 1 pote plástico transparente com fundo compatível a uma tampa de garrafa PET.

Corpo da arma – 2

(Utilizado no segundo vídeo.)

  • 12 palitos de sorvete;
  • 2 puxadores de gaveta;
  • 2 grampos de papel;
  • Braçadeiras de nylon preta;
  • Cabo de energia de PC na cor preta;
  • 2 grampos de roupa;
  • 3 caps PVC 15 mm;
  • Gel de cabelo transparente;

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Parte elétrica

    (Utilizado no segundo vídeo.)

    • 8 LEDs azuis;
    • 8 LEDs laranjas;
    • 4 resistores de 180 ohms ¼ W;
    • 4 resistores de 330 ohms ¼ W;
    • Fios de cobre;
    • 1 switch 3 tempos;
    • 1 clipe para bateria;
    • 1 bateria 9 volts.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Além desses materiais, nós vamos precisar de algumas ferramentas como alicate, estilete e tesoura. Para cortar os canos, utilizamos uma microrretífica. Esse equipamento não é obrigatório, mas vai facilitar a vida na hora de cortar as peças.

      Para completar, também vamos precisar de uma boa quantidade de cola quente.

      Iniciando a preparação do material

      O primeiro passo da montagem é preparar o material para a construção do corpo da arma. Vamos separar os canos e marcar com um lápis os locais onde precisaremos cortar. Veja na imagem abaixo as peças posicionadas ao lado da Portal Gun original, utilizada no filme.

      O joelho de 150 mm será a parte de trás da arma, enquanto o cano de 100 mm será a parte principal do corpo da nossa Portal Gun. O redutor excêntrico deve ser conectado à luva de 100 mm, e esta ao adaptador com flange para formar a ponta da arma. A garrafa PET será o “vidro” presente no corpo da invenção.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Marcando, medindo e cortando os canos

      Antes de cortar as peças, é preciso marcá-las com um lápis.

      A primeira peça que vamos preparar será o joelho de PVC de 150 mm. Precisaremos cortar a parte grande do encaixe, de modo a formar uma espécie de casulo que será a parte traseira da arma.

      Para isso, vamos traçar uma linha na parte lateral, cerca de 1 cm acima do início da abertura do cano. Essa linha reta deve seguir até o centro do cano, o local onde inicia a dobra. A partir desse ponto, essa linha deve ser levemente inclinada, terminando em um ponto próximo ao centro do bocal. Devemos repetir esse processo dos dois lados da peça.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      A próxima peça a ser marcada para o corte é o prolongador de 150 mm. Essa parte será a base frontal da arma, que possui duas pontas curvadas. Para facilitar a marcação e garantir que o desenho da peça seja uniforme dos dois lados, vamos pegar uma folha de papel sulfite, dobrá-la no meio e cortar o papel, de modo que ele fique parecendo com um coração.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois disso, prendemos a folha no prolongador e marcamos as linhas seguindo os cortes do papel.

      (Fonte da imagem: Tecmundo)

      Para dar continuidade do processo, vamos iniciar a montagem do bico da arma.

      Vamos conectar a luva de 100 mm ao cano de PVC e, nela, o redutor excêntrico 100 x 75 mm. Feito isso, vamos marcar uma linha na ponta menor do redutor, medindo cerca de 2 cm a partir do início da parte mais estreita.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      O próximo passo é posicionar a parte da rosca do adaptador com flange sobre a parte de trás do CAP de 75 mm e marcar com o lápis o diâmetro da rosca. Essa parte também deverá ser cortada.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      A grelha para ralos deverá ser cortada para que possa ser adaptada no interior do bico da arma.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Agora, com a luva 100 mm ainda conectada ao cano, vamos marcar alguns pontos com 1 cm de distância do início da parte mais elevada da luva. A partir daí, marcamos aproximadamente 18 cm no corpo do cano e riscamos. Vamos traçar mais duas linhas no corpo do cano, sendo uma de cada lado, distantes aproximadamente 14 cm uma da outra.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      É importante notar que, na hora de cortar esse cano, é preciso que a luva de 100 mm e o redutor excêntrico estejam conectados a ele, pois o corte deverá ser feito simultaneamente em todas as peças para que tudo se encaixe perfeitamente na hora da montagem.

      Para completar a sessão de cortes, vamos fazer um furo na parte de trás da arma, aquela que parece um casulo. Esse furo deve ser do tamanho de uma tampa de garrafa PET e se localizar-bem no centro da peça.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois de cortar todas as peças, o nosso resultado deve ser parecido com este:

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o bico da arma

      Vamos iniciar a montagem da arma pelo bico. O primeiro passo é colar as partes do adaptador com flange: um pouco de cola para canos deve ser suficiente para manter a borracha e o segundo disco no lugar.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Em seguida, passamos mais um pouco de cola sobre a parte de trás do segundo disco e colamos o CAP de 75 mm que cortamos anteriormente. Para garantir que tudo fique firme, vamos prender a rosca que acompanha o adaptador.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois de montar essa parte, vamos inserir a tampa da grelha no interior do cano. Basta passar um pouco de cola no interior da peça e inserir a grelha até o fundo que, se você deixou com o mesmo diâmetro da abertura do cano, deverá ficar presa no lugar com facilidade.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Importante: como a variedade de tipos de canos é muito grande e alguns podem ser ligeiramente diferentes, uma emenda de cano de 75 mm pode ser necessária para prender o bico da arma no redutor de 100 x 75 mm.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o corpo da arma

      As duas peças principais que compõem o corpo da arma são o cano de 100 mm e a luva para cano de 100 mm. Como ambos já estão cortados, basta passar um pouco de cola em cada uma das partes e prender tudo muito bem.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Depois disso, vamos iniciar a montagem dos dois suportes que serão posicionados no interior da arma para segurar o tubo iluminado.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para isso, pegamos as duas bolsas para bacia de 100 mm e as cortamos no meio, deixando dois discos com aproximadamente 3 cm de largura cada um.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Em seguida, vamos misturar um pouco de cola epóxi para moldar os suportes. Com a massa já pronta, vamos posicionar o disco sobre um plástico e preencher o seu interior com a massa. Como a mangueira que iremos utilizar possui o mesmo diâmetro de uma tampa de garrafa PET, aproveitaremos a tampa para abrir um buraco no meio da massa.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Devemos repetir esse processo com o segundo disco plástico e esperar a massa secar completamente antes de prosseguir com a montagem.

      Para prender a parte de trás no corpo da arma, vamos utilizar o CAP de 100 mm. Ele será preso ao “casulo” com muita cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para fazer isso, vamos posicionar a peça no interior do casulo e prendê-la com fita crepe. Com a peça firme, vamos derramar uma boa quantidade de cola quente em torno dela para fixar tudo no lugar.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Preparando-se para a montagem do corpo da arma

      Antes de iniciar a montagem definitiva do corpo da arma, é preciso pintar as peças com tinta preta. Vamos colorir o cano de PVC, que é o corpo principal da arma, o bico, os dois suportes para a mangueira e o CAP de 100 mm que já está preso à parte de trás da arma.

      Veja como tudo vai ficar.

      Veja o que acontece quando você não espera a tinta secar direito! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Montando o corpo da arma

      Com todas as peças preparadas, podemos partir para a montagem definitiva da Portal Gun.

      Para iniciar a montagem, vamos cortar a garrafa PET, deixando-a com o tamanho um pouco maior que a janela que abrimos no cano de PVC. Depois, faremos um corte no meio para que seja possível ajustar o tamanho da peça dentro do cano.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Deveremos introduzir essa parte dentro do cano junto com os dois suportes para a mangueira de iluminação, pois os suportes também servem para fixar o plástico transparente. Desse modo, devemos posicionar os dois suportes dentro do plástico transparente e, depois, tudo dentro do cano da Portal Gun.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Com todas as partes posicionadas no lugar, vamos fixar tudo com cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Assim que a cola secar, vamos passar a mangueira pelos suportes e também fixá- com uma boa quantidade de cola quente.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Agora precisamos preparar a área iluminada que fica na parte de trás da arma. Para isso, vamos pegar o pote plástico pequeno, cortar o fundo e posicioná-lo na abertura. Mais um pouco de cola quente para fixar a peça e pronto.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Para finalizar, basta encaixar a parte de trás da arma no corpo da arma. O bico também pode ser encaixado em seguida.

      Importante: caso o bico da arma não encaixe perfeitamente no corpo do cano de PVC depois que o suporte da mangueira for colocado no lugar, você pode diminuir um pouco o diâmetro do bico para que ele possa ser preso no local.

      Veja como ficam as armas lado a lado.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      No próximo Área 42, nós vamos construir a parte elétrica da Portal Gun, incluindo a iluminação e os detalhes finais da peça.

      Participe do Área 42

      Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.

      Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade. Se o seu projeto for escolhido, ele poderá aparecer no Área 42.

      Envie um email para: area42@gruponzn.com

      Participação dos leitores

      O Higor Lamounier Ferreira, de Itapecerica, em Minas Gerais, decidiu criar o sistema de LEDs que dança conforme a música. Em vez de utilizar jarros com água colorida, ele criou um painel que organiza todos os LEDs em paralelo.

      (Fonte da imagem: Higor Lamounier Ferreira)

      O Alex Amaral seguiu as nossas dicas e montou um suporte para notebooks conforme mostramos aqui. A diferença é que ele colocou dois coolers no centro para garantir máxima refrigeração.

      (Fonte da imagem: Alex Amaral)

      O Lucas Barroso levou a sério a ideia de criar um pendrive modificado e utilizou um carrinho de brinquedo para criar o pendrive mais maluco que já vimos.

      (Fonte da imagem: Lucas Barroso)

      O Matheus Veras Caldas curtiu a ideia do PC na parede e decidiu criar a sua própria versão.

      (Fonte da imagem: Matheus Veras Caldas )

      .....

      Como recebemos muitas mensagens dos leitores todos os dias, é difícil responder a todo mundo. Porém, todas elas são lidas, e sempre tentamos ajudar quando alguém possui dúvidas envolvendo os projetos. Caso você tenha enviado imagens de algum projeto e ele ainda não tenha aparecido por aqui, fique tranquilo, pois a qualquer momento a sua contribuição pode ser escolhida.

      Clique aqui para ver a parte 2.

      Cupons de desconto TecMundo:
      * Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
      Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.