Google quer que você desbloqueie o celular fazendo caretas

Imagem de: Google quer que você desbloqueie o celular fazendo caretas

(Fonte da imagem: Reprodução/TalkAndroid)

O desbloqueio da tela de celulares com Android pode ser feito de diversas maneiras e, desde a versão Ice Cream Sandwich, o recurso também conta com a função de reconhecimento facial, para garantir que é o próprio dono que está manuseando o aparelho. Agora, a Google resolveu aperfeiçoar esse método e registrou uma patente que tornará o processo mais seguro e, por que não, divertido.

De acordo com a BBC News, o registro das novas funcionalidades sugere que o usuário faça diversas caretas em frente ao aparelho para ganhar acesso ao sistema. O método consiste na comparação de duas imagens da mesma pessoa, com o intuito de verificar não apenas o gesto gravado, mas também que o mesmo rosto continua executando a ação.

E são diversas ações sugeridas. É possível, por exemplo, erguer as sobrancelhas ou colocar a língua para fora, além de sorrir com a boca aberta ou enrugar a testa.

À prova de falhas?

Tempo atrás, um grupo de pesquisadores da Universidade de Colúmbia Britânica, no Canadá, demonstrou preocupação ao testar o sistema já existente do Android e constatar que ele pode ser burlado por imagens editadas no Paint ou até mesmo com a reprodução de um vídeo com o rosto do usuário.

Porém, a Google se defende e diz que está implementando métodos que podem barrar esse tipo de truque. Um deles seria a emissão de luzes de diversas cores pelo display ou flash do celular em direção ao rosto do usuário.

Dessa forma, o software poderia analisar o reflexo desses raios nos olhos da pessoa e, com base na comparação da frequência desse reflexo, decidir se o gesto vem de uma cena real ou da reprodução de um vídeo.

No futuro, um dispositivo também pode ser incorporado ao telefone para examinar o contorno do rosto do usuário e garantir que se trata de uma cena em três dimensões e não apenas de algo exibido por uma tela plana.

Entretanto, ainda teremos que esperar alguns anos para que todas essas ideias sejam implementadas. Enquanto isso, talvez seja melhor memorizar o PIN do seu SIM card.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.