Brasil vai usar drones para reforçar segurança durante a Copa do Mundo

Imagem de: Brasil vai usar drones para reforçar segurança durante a Copa do Mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Em 2014, o Brasil vai receber o maior evento de futebol do planeta: a Copa do Mundo organizada pela FIFA. Além de jogadores e delegações de 32 países diferentes, o país também vai receber torcedores de mais algumas dezenas de nações — o que será responsável por tornar o Brasil um grande polo multicultural por cerca de um mês. E é realmente importante controlar a segurança nesse período.

Por isso, além de forças-tarefa especiais das polícias civil e militar estaduais e dos agentes federais, o evento também vai contar com a ajuda das Forças Armadas brasileiras. E não serão apenas os soldados que vão participar disso, pois quatro drones da FAB vão contribuir para a vigilância de localidades próximas aos estádios e também de hotéis em que estejam as delegações participantes.

Dois deles são israelenses, criados pela empresa Elbit. Foram gastos quase R$ 50 milhões de reais para a aquisição dos equipamentos, que estão sendo montados em uma base militar localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além deles, outros dois modelos similares foram enviados para testes no Brasil e devem ser utilizados pelo exército até o final do Mundial.

Polícia Federal também tem drones

Além dos quatro drones da Força Aérea Brasileira, também há dois modelos adquiridos pela Polícia Federal. Também são israelenses, mas fabricados pela Israel Aerospace Industries — custando cerca de R$ 80 milhões. Estes modelos estão em uma base da PF em São Miguel do Iguaçu, no Paraná — uma cidade próxima à fronteira com o Paraguai, pois os equipamentos são utilizados na fiscalização de fronteiras e combate ao tráfico.

Drone ou VANT?

É comum que você ouça falar nos drones pelo seu nome em português: VANT. Mas não existe qualquer diferença entre os significados. A diferença está apenas no idioma. Enquanto a palavra “drone” é uma expressão em inglês, VANT trata-se de uma sigla em português e representa “Veículo Aéreo Não Tripulado”.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.