Câmera pode fazer modelos 3D com sensores de um único pixel

Imagem de: Câmera pode fazer modelos 3D com sensores de um único pixel

Capturar modelos em três dimensões não é uma tarefa muito simples. Geralmente, é preciso capturar as imagens de diversos ângulos, com diferentes câmeras, e esses equipamentos não são exatamente baratos.

Para tentar resolver essa questão, pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um sistema que pode desbancar o modelo anterior. O novo sistema possui quatro sensores de apenas um pixel cada para registrar os modelos.

Esses sensores trabalham “costurando” uma imagem em três dimensões com base na intensidade do reflexo de padrões de luz emitidos por um projetor. Isso é interessante, pois ao se reduzir o número de pixels, o custo do sensor também diminui consideravelmente, de quebra, aumentando a sensibilidade.

De acordo com os pesquisadores, ainda estamos um pouco distantes do lançamento de produtos como esse para o mundo real, mas eles acreditam que o projeto pode ser muito útil na detecção de problemas de saúde como câncer e equipamentos de segurança para aeroportos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.