Como ganhar espaço no seu computador ao remover arquivos duplicados

Imagem de: Como ganhar espaço no seu computador ao remover arquivos duplicados

(Fonte da imagem: Reprodução/Doki Soft)

Todos nós já passamos pela trágica situação de nos encontrar sem espaço de armazenamento em nosso disco rígido. E mesmo depois de desinstalar programas pouco utilizados, apagar aqueles documentos antigos e se livrar de dados inúteis, seu computador continua sem capacidade para nada.

Nesses casos, vale a pena conferir se o problema não está nos arquivos duplicados, que costumam surgir nos diretórios mais escondidos do sistema e ocupar vários megabytes – ou até mesmo gigabytes – de espaço em disco.

Um excelente utilitário para resolver esse problema é o PC Manager, software gratuito e bem fácil de usar. Aprenda a seguir como utilizá-lo eficientemente para buscar, detectar e apagar arquivos duplicados que eventualmente possam estar ocupando espaço de armazenamento indevido na sua máquina.

Instalação e utilização

Primeiramente, baixe e instale o PC Manager em seu computador, lembrando que o aplicativo é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8. Clique no botão abaixo para ser redirecionado para a página de download.

Baixar PC Manager

A interface do utilitário é bastante intuitiva e minimalista, com ícones grandes e autoexplicativos. Das quatro principais funções que o software possui, a única que nos interessa nesse momento é a “Duplicate File Remover”. Clique em seu botão correspondente.

Uma nova janela será aberta. Nela, você deve primeiramente adicionar a lista de diretórios nos quais o PC Manager vai realizar sua varredura em busca de arquivos duplicados. Basta explorar suas pastas usando a lista hierárquica localizada na área esquerda da tela e inseri-las na fila usando o botão “Add”.

Com tudo pronto, clique em “Scan” e aguarde a verificação (que pode demorar vários minutos, dependendo do número de pastas que você selecionou). Ao terminar sua varredura, o programa vai apresentar a lista de documentos clonados que podem ser excluídos sem causar futuros problemas.

Ampliar

Neste momento você terá duas opções: selecionar e apagar os arquivos individualmente (“Trash Selected Files”) ou deletar tudo de uma só vez (“Trash All Duplicates”). Pronto! Agora basta esperar o processo de limpeza e em segundos seu PC estará livre de documentos duplicados.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.