Windows Phone: 7 apps para você conhecer e melhorar seu smartphone [vídeo]

Imagem de: Windows Phone: 7 apps para você conhecer e melhorar seu smartphone [vídeo]

Em nossa rotina no Tecmundo, costumamos analisar uma série de dispositivos. Os celulares com o Windows Phone são alguns desses aparelhos e é claro que temos uma metodologia para conferir os detalhes técnicos e analisar o desempenho dos produtos com o sistema da Microsoft.

Aproveitando nossa experiência no assunto, hoje vamos compartilhar alguns apps para você que também quer saber tudo sobre o seu smartphone. Nesta seleção de softwares, trazemos algumas sugestões para você conhecer seu celular nos mínimos detalhes e também para solucionar alguns problemas de desempenho, rede e energia.

System Information

Está com dúvidas sobre a versão do seu sistema? Precisa de detalhes técnicos sobre o hardware do aparelho? O System Information é um app simples que pode auxiliar nessas questões e fornecer outros tipos de informações. O programa traz áreas separadas para mostrar detalhes gerais do telefone, do armazenamento e da rede.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Com o System Information, você pode identificar rapidamente quanto de espaço livre existe no dispositivo de armazenamento, estatísticas sobre a reprodução das músicas, informações sobre os sensores do aparelho e também sobre o status da rede local. Apesar de trazer muitos detalhes úteis, este app não mostra as especificações do celular.

AnTuTu Benchmark

Seu Windows Phone pode ser rápido, mas você sabe como está o desempenho dele? O AnTuTu Benchmark é um dos mais conceituados programas de benchmark e, agora, você pode testar seu Windows Phone com este app.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Este software verifica como está a saúde da CPU, da GPU, do dispositivo de armazenamento e dos demais componentes. Os resultados são exibidos rapidamente e você pode saber como seu telefone fica na batalha contra outros modelos.

Battery Saver

Todo mundo sabe que as baterias de celulares duram pouco. O Windows Phone inclusive já traz uma ferramenta para economia de energia, mas nem sempre isso é suficiente. É por isso que talvez o Battery Saver seja útil. Este app gratuito para experimentar conta com um alarme para lembrar a você de desligar o WiFi e outros recursos que consomem energia.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Vale salientar, no entanto, que mesmo os mais robustos apps não podem mudar muito o consumo de energia do seu celular. Basicamente, o sistema impede que softwares de terceiros interfiram no funcionamento dos componentes de hardware. Portanto, se você consegue se lembrar de desligar o Bluetooth e outros itens, talvez nem precise deste programa.

Connectivity Tiles

O Connectivity Tiles é um app que talvez fosse desnecessário se o Windows Phone contasse com algumas opções de atalhos adicionais. Como o sistema ainda não oferece facilidade para ativar o WiFi e o Bluetooh, este app tem grande utilidade.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Basicamente, o programa oferece opções para você fixar atalhos de algumas funções na tela inicial do sistema. Basta clicar sobre um item e mantê-lo pressionado por alguns segundos. Pronto, agora você pode ativar o Bluetooth, o WiFi, a conexão de dados e outras opções.

WIN Remote

O Windows Phone é um sistema evoluído, mas ele não traz ferramentas para você controlar seu computador (aliás, nem mesmo os sistemas concorrentes contam com tais recursos). Bom, a verdade é que muitas vezes precisamos realizar tarefas no PC, mas nem sempre queremos ficar sentados em frente ao computador.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Com o WIN Remote, não é difícil aproveitar os recursos da sua máquina à longa distância. Este app permite que você explore as pastas do seu PC, reproduza músicas e vídeos remotamente e até controle apresentações do PowerPoint. Detalhe: para usar o programa é preciso configurar o Windows no computador.

Network Tools

A internet é uma ferramenta que pode sofrer oscilações com certa facilidade. Assim, é muito interessante contar com um app em seu celular que possa resolver pequenos inconvenientes — quando um site não está carregando ou em situações em que o navegador está demorando muito para entrar em determinada página.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Para tais casos, nossa dica é usar o Network Tools. Com este programa, você pode descobrir o endereço IP das páginas (o que facilita o acesso quando o DNS da sua operadora parou de funcionar), resolver problemas com DNS, usar o comando ping (para conferir o tempo de carregamento dos sites) e verificar se tudo está ok em sua rede local.

Speedtest.net

Aproveitando que estamos falando de internet, vale aproveitar o momento para mostrar uma ferramenta útil para você conferir como anda a “saúde” da sua conexão. Com o Speedtest.net, é muito fácil realizar verificações na conexão local.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Este app simplificado funciona da mesma maneira que o famoso site de testes. Ele realiza verificações usando servidores próximos a sua residência, estimando como está a velocidade de download e de upload de sua internet. O programa até armazena um histórico dos resultados, assim você pode conferir se a conexão está melhor ou pior do que em testes anteriores.

Um mundo de opções

Bom, essas são nossas dicas básicas para você que está enfrentando problemas simples com seu Windows Phone. Claro, existem inúmeros outros apps (disponíveis na Loja do Windows Phone) que podem realizar atividades parecidas e oferecer até mais configurações. Caso você conheça outros programas úteis e queira ajudar seus amigos, basta postar nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.