Windows: como adicionar um atalho na pasta Computador

Imagem de: Windows: como adicionar um atalho na pasta Computador

(Fonte da imagem: iStock)

A pasta Computador certamente é uma das mais visitadas no Windows. Isso ocorre, muitas vezes, por se tratar do diretório inicial do Windows Explorer, fazendo com que ele seja aberto sempre que vamos realizar uma pesquisa no disco rígido. Agora, imagine se você pudesse adicionar atalhos para os programas que você mais utiliza a essa pasta.

Certamente, essa ideia pode representar não só uma maneira de facilitar o acesso a determinados programas ou documentos, mas, também poderia ser ótima para economizar cliques e tempo para localizar tais itens. Se você se interessou pelo assunto, saiba que bastam alguns poucos passos para realizar a tarefa.

Abaixo, ensinamos como fazer para adicionar um atalho para arquivos, pastas e programas no diretório Computador. A dica vale tanto para o Windows 7 quanto para o Windows 8.

Criando o atalho

Primeiro, abra a tela de execução do Windows (pelo atalho “Tecla do Windows + R”) e digite “%appdata%” (sem as aspas).

Abrindo a pasta Roaming (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Isso faz com que a pasta de sistema “Roaming” seja aberta na tela. Agora, dentro desse diretório, entre em “Microsoft”, “Windows” e “Network Shortcuts” (o caminho fica: \Microsoft\Windows\Network Shortcuts).

Entrando no diretório para adicionar atalhos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, basta colar os atalhos desejados dentro dessa pasta (“Network Shortcuts”). É possível adicionar ícones para diretórios, arquivos, programas, músicas ou para qualquer item que você desejar. Para facilitar o seu trabalho, é possível gerar os atalhos na Área de trabalho e movê-los para esse local.

Uma vez adicionados os atalhos, eles aparecem na pasta Computador no setor “Local da rede”.

Atalhos adicionados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora, você sabe como manter os itens mais utilizados no diretório Computador para facilitar o acesso. Caso você queira desfazer a alteração, basta acessar a pasta de atalhos e excluir os itens adicionados.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.