Malware brasileiro se disfarça de extensão e rouba contas de Facebook

Imagem de: Malware brasileiro se disfarça de extensão e rouba contas de Facebook

(Fonte da imagem: Divulgação/Facebook)

A Microsoft descobriu um novo tipo de malware que já afeta há alguns dias uma série de perfis no Facebook. O cavalo de troia Trojan:JS/Febipos.A foi identificado pela primeira vez no Brasil e ganha acesso ao perfil da vítima ao ser instalado sem querer em um navegador.

Até agora, ele apenas se disfarçou de extensões para Google Chrome ou Mozilla Firefox. O malware primeiro verifica se você está devidamente logado na rede social. Em seguida, a extensão consegue uma lista de comandos que garante ao vírus um controle quase total das ações da conta da vítima – tudo isso sem precisar modificar sua senha.

Sem pedir autorização do usuário, o Febipos é capaz de curtir, compartilhar ou postar conteúdos, criar grupos ou chats, convidando amigos, e comentar em postagens. Normalmente, essas mensagens são bastante apelativas, como promoções imperdíveis de carros ou notícias supostamente bombásticas – isso em inglês ou português. O clique nesse link desconhecido direciona o navegador a baixar a extensão.

Para saber se você está seguro, acesse a página de extensões ou complementos do seu navegador e confira se todos os programas adicionais foram realmente instalados por você. Ainda assim, espera-se que futuras versões do Chrome e do Firefox já devem conter bloqueios para o malware.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.