Google I/O: novo chefe do Android diz o que podemos esperar do evento

Imagem de: Google I/O: novo chefe do Android diz o que podemos esperar do evento

(Fonte da imagem: Reprodução/iClarified)

Desde que assumiu o controle do departamento Android no lugar de Andy Rubin no começo do ano, Sundar Pichai tinha evitado falar com a imprensa. Porém, com a aproximação da conferência Google I/O, que acontece esta semana entre os dias 15 e 17 em São Francisco, nos Estados Unidos, Pichai finalmente quebrou o silêncio e contou para a revista Wired o que podemos esperar do evento e como ele pensa o futuro da empresa.

De acordo com o executivo, a I/O este ano será diferente e não haverá lançamentos de novos produtos ou de novos sistemas operacionais. Portanto, podemos esquecer por enquanto uma nova versão de “doce” para aparelhos móveis. Pichai diz que, tanto em sistema Android quanto em Chrome OS, o foco da conferência será mostrar as possibilidades de ampliação dos trabalhos dos desenvolvedores.

Plataforma aberta e democrática

Na entrevista, Pichai esclarece um pouco mais a sua filosofia de trabalho e como vê o futuro dos sistemas operacionais da Google. Para o executivo, é importante que a plataforma Android seja a mais aberta possível e que as colaborações com parceiros e desenvolvedores de aplicativos sejam democráticas.

Ele comenta com a Wired, por exemplo, que a empresa não vê problemas em apps como o Facebook Home ou o Kindle Fire (o tablet da Amazon), que derrubam configurações e aspectos ou roubam funcionalidades do Android para algo diferente do que foi proposto pela Google. Para Pichai, os consumidores decidirão o que e como querem seus aplicativos e os desenvolvedores e as empresas devem se adaptar às mudanças.

O executivo foi questionado ainda se não é confuso a Google ter dois sistemas operacionais diferentes e se há um planejamento de uni-los em um futuro próximo. De acordo com Pichai, o Android e o Chrome OS apresentam características e aplicações diferentes e isso não deve mudar muito cedo. Porém, o executivo diz que os dois sistemas acabam se influenciando bastante e o que vai determinar o futuro deles será a própria programação computacional.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.