Sistema da Unicamp pode economizar até 20% da bateria de smartphones

Imagem de: Sistema da Unicamp pode economizar até 20% da bateria de smartphones

(Fonte da imagem: Reprodução/Beabyte)

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas anunciou nesta semana o desenvolvimento de um sistema capaz de economizar até 20% das baterias dos smartphones e tablets.

A novidade leva em consideração um novo modelo matemático, que utiliza melhor a energia gasta na transferência de dados via 3G. O recurso é implantado por meio de um programa integrado ao software, uma espécie de sistema embutido diretamente no aparelho.

“Analisamos em fases o melhor momento de ativar e desativar os canais de dados, conhecendo como ocorre esse tráfego”, explica Varase Salvador Timóteo, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Tecnologia. Os pesquisadores analisaram os parâmetros da rede, as transições e as condições de tráfego para chegar à nova tecnologia.

O novo sistema prevê uma dinâmica no temporizador, que é estipulado pelas operadoras. “Com base na observação de tráfego de pacotes, o sistema escolhe qual é o melhor valor para o temporizador”, completa. A pesquisa da Unicamp prossegue e o próximo objetivo é adaptar o novo recurso para a tecnologia 4G.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.