Hands-on: experimentamos o Galaxy Note 8.0

Imagem de: Hands-on: experimentamos o Galaxy Note 8.0

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Além do smartphone Galaxy Mega, a Samsung aproveitou o lançamento do Galaxy S4 (ocorrido na última terça-feira, dia 30 de abril) para anunciar também a chegada de um novo gadget ao território brasileiro.

Já disponível nos Estados Unidos e voltado para usuários que procuram ter produtividade em um aparelho de médio porte, o Galaxy Note 8.0 é um tablet que chama a atenção por sua configuração robusta e pelos recursos exclusivos.

Confira abaixo as especificações detalhadas do produto:

  • Display de 8 polegadas com 1280 x 800 de resolução (TFT);
  • Processador quad-core de 1,6 GHz;
  • Armazenamento interno de 16 GB (expansível com cartão microSD de até 64 GB);
  • 2 GB de memória RAM;
  • Câmera traseira de 5 MP e frontal de 1,3 MP;
  • Sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean com interface TouchWiz;
  • WiFi 802.11 b/g/n, WiFi Direct, HSPA+ , AllShareCast, Bluetooth 4.0, USB 2.0;
  • Bateria de 4.600mAh.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Design agradável e caneta inteligente

Manejar o Galaxy Note 8.0 é uma experiência bastante confortável. Embora as bordas do aparelho o tornem um pouco maior do que outros tablets de 8 polegadas, elas se mostram extremamente úteis para que você consiga segurar o equipamento sem esbarrar os dedos acidentalmente no display. Além disso, o gadget é realmente fino (7,95 mm) e bastante leve, não se tornando incômodo mesmo em sessões mais longas de utilização.

O uso inteligente da caneta S Pen é realmente um dos maiores atrativos do produto. Ela integra-se com perfeição ao recurso Air View (tecnologia também presente no Galaxy Mega e no Galaxy S4), criando uma espécie de marcação no display do aparelho assim que você aproximá-la da tela. Trata-se de uma característica bastante útil e que impede, por exemplo, que você toque ou desenhe nos lugares errados.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Os softwares também impressionam

O Galaxy Note 8.0 oferece diversos apps nativos bastante interessantes, e esse é um dos pontos que mais nos impressionou durante o nosso pequeno teste. Além de trazer uma versão otimizada e adaptada do SketchBook Pro (software de desenho voltado para ilustradores profissionais), o dispositivo carrega consigo uma suíte com vários aplicativos de produtividade desenvolvidos pela própria Samsung.

O S Note, por exemplo, permite fazer anotações rápidas tanto com o uso do teclado convencional quanto com o modo de escrita livre. O S Planner, que atua como uma espécie de agenda pessoal totalmente personalizável, também merece ser citado.

Outros programas já inclusos de fábrica são o Flipboard (para ler notícias), o Photo Artist (para transformar fotografias em desenhos) e o Photo Note (fazer anotações em cima de imagens).

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

E não para por aí

Frisando ainda mais seu foco em produtividade, o Galaxy Note 8.0 também é equipado com o recurso Multitela, que permite trabalhar com dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo (dividindo o display em várias regiões). Além disso, um pequeno menu retrátil na área esquerda da tela possibilita a abertura instantânea de alguns app mais utilizados (como o S Note).

Outra funcionalidade que merece ser mencionada é o Modo Leitura, que configura o brilho da tela para um nível voltado especialmente para a apreciação de livros digitais.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Um tablet exemplar

No geral, o Galaxy Note 8.0 se mostrou um tablet de ótima qualidade, mesmo não tendo sido possível passar muito tempo com o aparelho e realizar testes aprofundados. Não experimentamos rodar jogos pesados, mas é provável que o hardware dê conta de títulos mais elaborados com certa tranquilidade (mesmo que esse não seja o foco do gadget). Pode ser uma boa opção para quem procura algo portátil para trabalhar e organizar suas tarefas diárias.

Embora a Samsung afirme que o produto já esteja disponível nas principais lojas varejistas do Brasil, não conseguimos encontrá-lo em nenhuma e-store no momento em que esta matéria foi produzida. O preço sugerido do equipamento é de R$ 1.599; um valor bastante razoável, julgando pelas especificações e recursos presentes no aparelho.

Confira mais imagens na galeria abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.