Twitter da Associated Press é hackeado e divulga notícias falsas

Imagem de: Twitter da Associated Press é hackeado e divulga notícias falsas

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Quem acompanhava a conta da Associated Press no Twitter nesta terça-feira (23) se deparou com uma notícia bastante grave. Segundo a manchete divulgada pelo perfil, haviam ocorrido duas explosões na Casa Branca e o presidente Barack Obama estava entre os feridos — situação que com certeza provocaria uma crise em todo o país.

Apesar de a mensagem ter sido reproduzida várias vezes, os demais usuários do sistema de microblog foram rápidos em detectar que ela se tratava de algo falso. Entre os aspectos que apontavam para isso estava o próprio formato do texto, que não condizia com as regras seguidas pela agência de notícias.

Quedas nas bolsas de valores

Através de outra conta, a Associated Press confirmou que seu perfil havia sido hackeado e que a mensagem deveria ser considerada “furada”. Porém, isso não impediu que o ocorrido tivesse consequências no mundo real — entre elas, uma queda de aproximadamente 100 pontos na bolsa eletrônica Dow Jones, o que teve reflexos na Bovespa.

Segundo a agência de notícias, o hack ocorreu pouco após criminosos tentarem roubar a senha da empresa diversas vezes. O Syrian Electronic Army, responsável por invadir a conta da Reuters em 2012, assumiu a autoria do ataque.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.