Mapa em tempo real de todas as florestas do planeta sai no mês que vem

Imagem de: Mapa em tempo real de todas as florestas do planeta sai no mês que vem

(Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge

Um mapa online capaz de monitorar simultaneamente todas as grandes áreas de vegetação do planeta irá começar as suas atividades no próximo mês. Apresentado pela primeira vez em um encontro das Nações Unidas na semana passada, o “Global Forest Watch 2.0” é um projeto desenvolvido há anos pela World Resoucers Institute, instituição de advocacia sem fins lucrativos especializada em defender o meio ambiente.

“Mesmo com imagens de satélite à disposição atualmente, o desmatamento continua. Até as imagens serem capturadas, analisadas e distribuídas, o processo de corte ilegal já aconteceu”, diz uma mensagem no site da instituição.

Para tornar possível a vigília em tempo constante, o Global Forest Watch 2.0 conta com uma combinação de diversos centros de informação, como imagens capturadas pelo satélite Landsat 8 da NASA e um sistema brasileiro de monitoração da floresta amazônica capaz de analizar cada pixel das informações dos satélites apresentando variações em intervalos de minutos.

Apesar de ainda não haver uma data oficial de lançamento, as Nações Unidas acreditam que o sistema será muito bem-vindo. “O Global Forest Watch 2.0 que será lançado no próximo mês não poderia vir em um momento mais crítico”, declarou o oficial das Nações Unidas Wu Hongbo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.