Notebook roubado no Reino Unido vai parar no Irã

Imagem de: Notebook roubado no Reino Unido vai parar no Irã

(Fonte da imagem: Reprodução/Doms Laptop Is In Iran)

No início deste ano o ilustrador Dom del Torto teve o seu Macbook Pro roubado de sua casa em Londres, no Reino Unido. Com o software de rastreamento ativado, ele descobriu um mês depois que o aparelho tinha viajado mais de 5,4 mil quilômetros e havia chegado mais precisamente ao Irã.

Chateado com a história, ele decidiu criar um Tumblr, chamado “Dom’s Laptop is in Iran” (algo como “o laptop do Dom está no Irã”) que mostrava as fotos dos supostos ladrões fazendo bom proveito do aparelho roubado. A história ganhou destaque e se tornou um grande viral na internet e acabou chegando aos ouvidos das pessoas que apareciam nas imagens.

Eles entraram em contato com Dom solicitando a remoção das imagens e afirmando que não eram ladrões, mas que haviam comprado honestamente o computador de outra pessoa. “Eles estavam bem chateados com a exposição e eu pude entender o motivo”, explicou Dom. “As pessoas que foram mostradas no blog não são ladras”, afirmou.

Pedido de desculpas

Em um post no site, Dom relatou ainda que os iranianos estavam envergonhados com a situação e estariam dispostos a devolver o aparelho. Contudo, Dom também se mostrou envergonhado com o fato de tê-los acusado injustamente e, como pedido de desculpas, preferiu que eles ficassem com o Macbook Pro.

“Por causa do imenso julgamento equivocado que fiz ao compartilhar o caso, e por ter fracassado em respeitar a privacidade deles, pedi que ficassem com o computador como um pedido de desculpas”, escreveu. As postagens anteriores, em que acusava os iranianos de ladrões, também foram apagadas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.