Como fazer para aprender inglês com 20 canais do YouTube

Imagem de: Como fazer para aprender inglês com 20 canais do YouTube

Embora o inglês seja uma disciplina obrigatória em qualquer escola com os ensinos Fundamental e Médio no Brasil, muita gente passa os seus anos de estudos aprendendo apenas o famigerado verbo to be. Quem se empenha até consegue aprender uma meia dúzia de palavras, porém são poucos aqueles que saem das escolas públicas sabendo ler algo em inglês – falar, então, apenas quem fez algum curso pago fora da escola.

O YouTube é um serviço ao qual praticamente todos os que usam a internet têm acesso, no qual é possível encontrar tutoriais sobre os mais diversos assuntos. Portanto, se você pode aprender a andar de roller com vídeos, por que não poderia começar a falar inglês usando o site como ferramenta de aprendizagem?

Para você não perder tempo procurando, abaixo está uma seleção de 20 serviços, somando mais de 6 mil vídeos que abordam desde o nível básico até o avançado, passando pela gramática, escuta, escrita, vocabulário e pronúncia.

AgoraEuFalo English Club – Gramática básica

Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque deseja aprender inglês gratuitamente pela internet, isto é, de forma quase que totalmente autodidata. Além de aprender vocabulário, algo importante para entender um novo idioma é saber como funciona a sua gramática. Neste canal, você tem disponíveis vídeos que abordam o básico dela, o suficiente para você dar os seus primeiros passos e avançar para os demais itens desta listagem.

Videoaula (Fonte da imagem: Reprodução/AgoraEuFalo English Club)

Inglês Winner – Do básico ao intermediário

Para você que está começando do zero e não sabe quase nada de inglês, provavelmente este é um dos melhores canais para você aprender, já que o professor dá as instruções em português. Embora tenha apenas uma centena de vídeos, eles abordam até o nível intermediário e, além disso, há vários clipes sobre vocabulário específico; por exemplo: as palavras que você usaria ao ir para a academia fazer exercícios.

English with Jennifer – Gramática e vocabulário

Certamente um dos canais mais completos de ensino de inglês no YouTube, apresentando não apenas vocabulário mas também gramática e aulas especialmente voltadas para a pronúncia. Nestas, a professora mostra o alfabeto fonético e também desenha a explicação de como você deve posicionar o seu aparelho fonador (língua, dentes, palato etc.) para reproduzir com precisão os sons das palavras discutidas nos vídeos.

SozoExchange – Vocabulário e pronúncia

Embora não seja exatamente um canal, este usuário reúne os vídeos do serviço SozoExchange, um dos poucos a utilizar as transcrições fonéticas das palavras explicadas em cada vídeo. Geralmente considerado algo muito difícil para ensinar aos alunos, essa transcrições são realmente simples e um “alfabeto” de todos os sons que o ser humano consegue reproduzir. Ou seja, é interessante para quem quer se aprofundar.

Pronúncia (Fonte da imagem: Reprodução/SozoExchange)

TeacherPhilEnglish – Básico e vocabulário

Com mais de mil vídeos enviados, 94 são dedicados ao ensino básico do idioma, 200 focados no vocabulário do inglês para negócios e outros 46 clipes para você aprender a pronunciar melhor e diminuir o seu sotaque estrangeiro.

ProjovemIngles – Básico

O canal contém vídeos do projeto Projovem Urbano, desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude. O método conta com quatro unidades e também reúne vídeos relevantes de outros canais, bem como algumas videoaulas do famoso Telecurso 2000.

BBC Learning English – Básico e vocabulário

A BBC é conhecida pelos seus cursos que ensinam o básico em diversos idiomas. O canal dela no YouTube mostra vídeos voltados para várias situações do cotidiano; logo, você percebe que eles visam um público específico: quem vai viajar para um país e precisa do vocabulário básico para se virar falando na rua e pedindo informações.

Real English – Do básico ao intermediário

O Real English é o canal oficial do curso de mesmo nome, o qual teve os seus vídeos gravados há mais de uma década. Ele apresenta todos os clipes das lições, abordando do nível básico até o intermediário. Porém, o canal não está muito bem organizado: é melhor acessar o site do serviço para encontrar os vídeos expostos na sequência cronológica exata. Em termos simples, a proposta do método é mostrar como o inglês é falado nas ruas.

Real English (Fonte da imagem: Reprodução/Real English)

engVid – Do básico ao avançado

No serviço engVid, diferentes professores cobrem os mais diversos tópicos, sendo que cada um possui o seu próprio canal do YouTube, relacionados no link acima. Entre os assuntos abordados, você encontra: como falar educadamente, escrita, pronúncia, vocabulário, entre outros. Os níveis indicados variam conforme o professor, indo do básico ao avançado.

Private English – Do básico ao avançado

Mantido pelo professor Steve Ford, o canal ensina expressões idiomáticas do inglês com vídeos que mostram o Ford em suas viagens pelo mundo. Além de contar com clipes para reforçar o seu vocabulário em áreas específicas, o professor também ajuda você com vários testes para você praticar para os exames de proficiência TOEFL e IELTS.

Speak English with Mister Duncan – Vocabulário

O autoproclamado “primeiro professor de inglês do YouTube” não poderia ficar de fora desta lista. Em seu canal, você encontra vídeos que datam desde 2006, sendo boa parte deles dedicados a ensinar o uso de palavras específicas, mostrando não apenas a sua descrição fonética mas também vários exemplos de usos em frases.

LingoSteve – Escuta

Steve Kaufmann é um poliglota proficiente em dez idiomas que desenvolveu o seu próprio método, o serviço LingQ. Em seus vídeos, ele fala (pausadamente e de forma fácil de entender) em inglês, espanhol e russo sobre diversos assuntos, mas principalmente sobre como aprender outras línguas – o que é realmente interessante, pois assim você desvenda os mistérios do aprendizado de idiomas e deixa de entender isso como uma tarefa impossível.

Steve Kaufmann (Fonte da imagem: Reprodução/LingoSteve)

AJ Hoge – Escuta e vocabulário

Responsável pela divulgação do serviço pago Effortless English Club, o canal de A.J. Hoge mostra como os vídeos do método funcionam. Embora não tenha nenhuma aula propriamente dita, ele aborda vários temas de maneira extremamente didática, falando devagar e gesticulando bastante. Então, assistir aos seus clipes é uma boa maneira de treinar listening, a escuta e aumentar o seu vocabulário.

BizPod – Avançado e vocabulário

As listas de reprodução aqui são destinadas ao aprendizado de vocabulários específicos para negócios, finanças e assuntos jurídicos. Há também alguns vídeos voltados ao aprendizado de gramática avançada de inglês como segunda língua.

Pronunciation Book – Vocabulário e pronúncia

Como o nome sugere, este é um canal voltado para o ensino de pronunciação. Nele, você encontra infindáveis vídeos extremamente curtos, com cerca de 10 segundos, um para cada palavra. Contudo, há também listas de reprodução para ensinar a pronúncia de frases comuns do cotidiano, assim como de palavras úteis, verbos e preposições.

PodEnglish – Vocabulário

Dividido entre todos os níveis possíveis de proficiência, do básico ao avançado, o canal mostra vários vídeos exclusivamente de vocabulário, sendo cada clipe voltado para uma temática diferente; por exemplo: apresentações, comida, tecnologia, estilo de vida, entre outros.

Diálogo (Fonte da imagem: Reprodução/PodEnglish)

Meu Inglês – Pronúncia

O canal Meu Inglês apresenta apenas alguns vídeos para servir como divulgação do curso pago de mesmo nome. Apesar disso, as listas de reprodução possuem vários clipes relacionados à explicação pronúncia de vogais e consoantes, bem como algumas dicas para você aprender a distinguir quando é melhor usar palavras similares, como too e very.

VOA Learning English – Escuta e vocabulário

Voice of America é o serviço de radiodifusão internacional dos Estados Unidos que é primeiramente transmitido em inglês e depois retransmitido em dezenas de idiomas. Este canal apresenta os vídeos originais do VOA com a velocidade de fala dos apresentadores diminuída em um terço, ajudando você a entender o inglês como ele é realmente falado. Os temas abordados são notícias envolvendo economia, tecnologia, entre vários outros tópicos.

The Daily English Show – Escuta

Produzido de abril de 2006 a maio de 2011, The Daily English Show retrata as aventuras e viagens de uma neozelandesa chamada Sarah. O canal conta com 1.392 vídeos, pois a sua proposta inicial era gravar um clipe por dia, permitindo que aqueles aprendendo inglês tivessem material diário para praticar a sua escuta. Cada vídeo possui um script transcrito, de forma a ajudar os professores do idioma a usá-los em suas aulas.

Viagens (Fonte da imagem: Reprodução/The Daily English Show)

WeTalk – Vocabulário

Apesar de os vídeos serem praticamente feitos com palavras em WordArt e lidas por um “narrador” que não mostra o rosto, o canal mostra algumas dicas de vocabulário para você não cometer erros comuns na pronúncia do idioma. Há também listagens de palavras mais usadas e vídeos nos quais são respondidas perguntas enviadas pelos visitantes do canal.

Pronto! Agora você só precisa de muita dedicação e várias horas de prática para conseguir aprender um dos idiomas mais utilizados no mundo, o qual pode ser considerado como o latim dos tempos contemporâneos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.