Chiplets: os chips do tamanho de grãos de areia

Imagem de: Chiplets: os chips do tamanho de grãos de areia

(Fonte da imagem: Reprodução/NYTimes)

Como você já deve ter percebido, com o passar do tempo, o tamanho dos chips produzidos pelas empresas de tecnologia diminuiu consideravelmente. No entanto, uma companhia de Palo Alto, chamada Xerox, está produzindo componentes deste gênero que são extremamente pequenos — tanto que eles são conhecidos como “grãos de areia inteligentes”.

Esses produtos são chamados de Chiplets, sendo que eles são produzidos através de impressoras a laser e realmente são do tamanho de grãos de areia. No entanto, essas dimensões reduzidas não impedem que eles contem com um micro processador, um bit de memória e micro circuitos.

Impressora 3D é o futuro

Até o momento, os Chiplets podem ser utilizados em computadores de tamanhos extremamente reduzidos e que executem atividades bem simples. Contudo, com o uso de impressoras 3D, a produção desses chips pode ser melhorada, o que abre espaço para que eles sejam empregados de inúmeras maneiras.

Por conta disso, você pode vai ver, em um futuro breve, roupas e brinquedos inteligentes, todos eles “impulsionados” pelos Chiplets. Apesar de a ideia parecer bem bacana e contar com uma grande pesquisa por trás dela, vai demorar um pouco para que você veja essa tecnologia em ação, pois ela ainda precisa passar por diversas melhorias.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.