AMD revela que deve lançar processadores Opteron com tecnologia Steamroller

Imagem de: AMD revela que deve lançar processadores Opteron com tecnologia Steamroller

Slides "entregam" alguns planos da AMD (Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Em uma apresentação direcionada aos investidores, a AMD acabou revelando algumas informações importantes sobre a sua agenda de lançamentos de novos processadores. Entre as novidades, está o fato de que produtos da linha Steamroller devem chegar mesmo agora em 2013 – e que novos processadores Opteron devem fazer parte do pacote.

Nos documentos, não há nenhuma menção sobre quais processadores devem compor a nova série de chips x86; contudo, o que chamou mesmo a atenção foi especificamente um dos slides que fazem parte da apresentação, pois ele trata dos CPUs Opteron e mostra uma linha do tempo incluindo variantes com a arquitetura Steamroller para chegarem ao mercado já em 2013.

O fato é que a AMD não planejava lançar nada relacionado aos Opteron antes dos primeiros meses de 2014 e, segundo o site Xbit Laboratories, esse movimento da companhia sugere diversas mudanças na sua estratégia de mercado para os processadores desenvolvidos para sistemas de alto desempenho e servidores.

Vale lembrar que a linha Steamroller trabalha com uma microarquitetura que utiliza um menor número de nanômetros em sua construção. Ou seja, isso poderia implicar na adaptação e compatibilidade de soquetes ou, então, na intenção da AMD de lançar também uma nova plataforma para servidores que seja capaz de trabalhar com PCI Express 3.0.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.