Jornalista se transforma em hacker e consegue quebrar 8 mil senhas

Imagem de: Jornalista se transforma em hacker e consegue quebrar 8 mil senhas

Quebrando senhas (Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Você com certeza já parou para pensar em como os hackers conseguem quebrar senhas e invadir contas nos mais diversos serviços. Nate Anderson, um dos jornalistas do site norte-americano Ars Technica, também. Mais do que isso, ele se tornou um verdadeiro cracker, tudo para escrever um artigo.

Para entrar para o “lado negro da força”, Anderson teria começado utilizando um programa chamado Hashcat. O software, segundo descreve a matéria do profissional, serviria para quebrar a criptografia utilizada em uma lista de senhas que estaria circulando pela internet.

Lançando mão do programa, Nate quebrou a cabeça por horas a fio em busca de conseguir configurar alguns algoritmos que tornassem possível essa tarefa. O resultado, após um dia de trabalho árduo, foi que ele conseguiu desbloquear cerca de 8 mil das 17 mil senhas presentes na lista.

Segundo Anderson, isso o surpreendeu, pois ele nunca imaginou que seria “tão fácil” quebrar um número relativamente grande de chaves de segurança. De acordo com ele, palavras-passe curtas e simples são extremamente fáceis de serem descobertas e isso, pelo menos para ele, mostra como lançar mão de letras, palavras e números aleatórios em uma senha é cada vez mais importante.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.