OdinMonkey pode turbinar a velocidade do Firefox

Imagem de: OdinMonkey pode turbinar a velocidade do Firefox

OdinMonkey promete turbinar o Firefox (Fonte da imagem: Reprodução/Mozilla)

Com o passar dos anos nós temos visto uma evolução acentuada nas páginas de internet e aplicações que rodam diretamente no navegador. Isso inclusive é uma das razões para que o Google Chrome conseguisse assumir a dianteira no mercado de browsers, tudo por ele se mostrar o mais amigável às páginas “pesadas”, vamos dizer assim, que utilizam os mais diversos recursos Java.

De olho nesse mercado e em uma maneira de retomar a ponta, a Mozilla vem trabalhando já há alguns meses em um projeto chamado asm.js. Trata-se de um módulo de otimização para o motor JavaScript do navegador e que o permite trazer para o usuário uma navegação com mais velocidade. O seu funcionamento é semelhante ao Native Client, utilizado pela Google em seu browser.

Navegadores em "velocidade nativa". Quanto menor a barra, melhor. (Fonte da imagem: Reprodução/TecheNet)

O recurso permite aos programadores a compilar os seus códigos C e C++ utilizando um serviço chamado Emscripten. Com isso, o código passa a ter um potencial de rodar até duas vezes mais rápido do que o visto atualmente no próprio Firefox.

Ganhos na prática

Programadores poder achar a novidade muito mais excitante que nós, usuários mais “comuns”. Contudo, traduzindo a ferramenta para os menos experientes, é possível dizer que essa maior velocidade também significa aplicações mais pesadas e muito melhores rodando diretamente no navegador.

Assim, programas mais complexos e jogos com gráficos e mecânica bem mais exigentes também podem começar a aparecer após o próximo mês de junho – tudo funcionando diretamente na interface do Firefox.

Chegando em breve

A ferramenta já foi adicionada às versões de testes do Firefox, as chamadas “versões Nightly” – e ganhou o nome OdinMonkey. Agora, ao que tudo indica, os testes parecem estar trazendo os resultados desejados, pois a companhia acabou de anunciar que a novidade deve estar presente na versão estável de número 22 do navegador. O “lançamento oficial” provavelmente acontecerá no dia 22 de junho.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.