6 dicas para você ficar craque na Windows Store [vídeo]

Imagem de: 6 dicas para você ficar craque na Windows Store [vídeo]

Se você acabou de instalar o novo Windows no seu computador ou comprou uma máquina que já veio com a edição mais recente da plataforma da Microsoft, é possível que tenha se sentido perdido ao acessar a loja de aplicativos.

Contudo, com um pouco de paciência e aprendendo as funções básicas desse recurso do sistema operacional, essa sensação deve passar rapidinho. Para isso, nós criamos este artigo com algumas dicas para que você fique craque na Windows Store.

1. Acessando sua conta e o histórico de instalações

Depois de abrir a loja de aplicativos, talvez a coisa mais importante que você deva aprender seja acessar a sua conta na Windows Store. Para isso não existe segredo: tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Sua conta” no menu exibido na parte superior da tela.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Nessa seção, é possível trocar a conta atrelada entre o novo Windows e a loja, adicionar um método de pagamento como padrão, exigir que a senha sempre seja solicitada em caso de compras, resgatar um código promocional ou um cartão-presente e gerenciar os computadores conectados à sua conta na Windows Store.

Outra função importante vista nesse menu suspenso no topo da tela é o segmento “Seus aplicativos”, no qual você conta com caixas de seleção que atuam como filtros para a exibição tanto dos aplicativos atualmente instalados na máquina em uso como o histórico de programas já implementados alguma vez.

Selecionando um software dessa segunda lista com o botão direito do mouse, você é capaz de instalá-lo novamente na máquina ou em um segundo PC que você possua com o novo Windows dando um único clique. O resultado de exibição dos softwares pode ser classificado por data ou nome.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para fazer uma busca de um app no Windows 8 basta digitar em qualquer uma das telas, mesmo sem ter uma barra de busca visível. Já no Windows 8.1 a barra está sempre lá para você buscar o que quiser

2. Navegando pelas categorias

Uma característica de grande importância para a sua melhor experiência na Windows Store é o fato de que todo o conteúdo disponível está dividido em categorias — incluindo jogos, sociais, entretenimento, fotos, música e vídeo, esportes, livros e referências, estilo de vida, saúde e boa forma, compras, viagens, finanças e muito mais.

Logo que você abrir a loja, encontrará alguns dos principais programas de cada segmento. Basta você clicar sobre o título de uma categoria para que possa navegar pelos aplicativos que se destacam dentro do gênero selecionado.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Cada seção possui ainda subcategorias, as quais são exibidas diretamente na tela principal da categoria desejada e podem ser acessadas com um simples clique de mouse. Assim, é possível encontrar os programas filtrados por tipo de licença, classificação ou tema pré-determinado pela própria loja.

3. Indo às compras

Gostou de uma aplicação paga? Depois de clicar em “Comprar”, é apresentado um aviso de que após a confirmação do pedido a compra não poderá ser cancelada. Caso você esteja certo sobre a aquisição, pressione o botão “Confirmar”. Na sequência, é solicitado que você insira a senha da sua conta nos serviços da Microsoft que está atrelada ao novo Windows.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em seguida, você precisa preencher um formulário com os dados do cartão de crédito, o endereço para possíveis cobranças e algumas informações pessoais. É válido ressaltar que você também pode efetuar pagamentos por meio da sua conta no PayPal.

Para processar a compra, clique em “Enviar”. O software deve ser instalado de forma automática posteriormente a essa conclusão. Além disso, você deve receber um email com detalhes da transação, como número do pedido, item adquirido, data da compra e valores relacionados.

4. Experimentando as versões demonstrativas

Uma função que poucas pessoas usam e cuja finalidade poucos conhecem é o mecanismo chamado “Avaliar”. Embora o seu nome dê a impressão de que por meio dele você pode dar uma nota para o programa ou o game, esse botão permite que você baixe e instale as versões demonstrativas de aplicações pagas — uma forma de você avaliar melhor se aquele aplicativo ou jogo vale o investimento.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

5. Mudar a região da loja

A Windows Store brasileira ainda não conta com todos os aplicativos da loja americana, deixando de fora alguns programas que podem ser interessantes para nós. É possível acabar com esse “problema”, e o próprio sistema operacional conta com uma solução: trocar a região da loja de softwares.

A primeira coisa a se fazer é acessar o Painel de Controle, o que pode ser feito apertando a combinação “Tecla Windows + C”, selecionando a opção “Configurações” e clicando em “Painel de Controle”.

Dentro do Painel de Controle, acesse “Relógio, Idioma e Região”. Em seguida, escolha “Alterar local”, logo abaixo de “Região”. Na nova janela aberta, encontre o campo “Localização inicial” e selecione a alternativa “Estados Unidos” — ou o país que você preferir. Para confirmar a modificação, pressione os botões “Aplicar” e “OK”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

6. Modificar preferência de idioma

Para conseguir acessar todo o conteúdo existente na Windows Store, não basta apenas trocar a região da loja. Você deve também mudar uma preferência do seu computador com Windows que usa como parâmetro de filtragem o idioma-padrão configurado por você para a plataforma.

Primeiramente, acesse a Windows Store e posicione o cursor do mouse no canto superior ou inferior direito da tela para que a barra de opções seja exibida. Clique no item “Configurações” apresentado por essa coluna e, nas opções secundárias, selecione a alternativa “Preferências”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Certifique-se de que a opção “Tornar mais fácil encontrar aplicativos em meus idiomas preferidos” esteja configurada como “Não”. É indicado que você reinicie o computador para assegurar que as modificações entrem em vigor.

Bônus: apps essenciais para quem tem o novo Windows

Muito bem, agora você já tem acesso a todos os programas e jogos disponíveis na Windows Store, sabe como navegar pelas categorias de softwares e aprendeu a baixar as versões demonstrativas de aplicativos pagos. Mas você sabe quais são as aplicações essenciais para o seu dia a dia com o novo Windows? Não? Então não deixe de conferir a seleção seguinte:

Skype: um dos aplicativos de comunicação instantânea e de videochamadas mais respeitados do mundo também já possui sua edição para o mais recente sistema da Microsoft.

SkyDrive: adicione, baixe, envie e compartilhe arquivos na nuvem com o aplicativo oficial do SkyDrive para o novo Windows.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Windows Store)

Evernote: app fácil de usar e gratuito que ajuda você a se lembrar de compromissos, tarefas e ideias em todos os seus dispositivos eletrônicos.

Netflix: renomado serviço por assinatura para assistir a milhares de filmes e séries de TV online.

Shazam: programa que revela qual é a música que está tocando e informações adicionais sobre a canção, os intérpretes e os autores.

Dicionário Aurélio: dicionário em português mais vendido no Brasil que inclui mais de 435 mil verbetes, definições e locuções, com classe gramatical, etimologia e a conjugação completa dos verbos.

Palco MP3: ouça mais de 500 mil músicas de bandas e artistas independentes de todo o Brasil com este aplicativo de streaming e download.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Windows Store)

XBOX SmartGlass: um aplicativo que funciona como uma extensão do Xbox 360, como se fosse um controle remoto adicional do console.

Taptiles: jogo com puzzles 3D capaz de prender a sua atenção por horas a fio.

FreshPaint: aplicativo de pintura tanto para quem quer se divertir quanto para quem quer criar desenhos realistas.

Este publieditorial foi patrocinado pela Microsoft.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.