Que tal conhecer um recurso oculto do Google Drive?

Imagem de: Que tal conhecer um recurso oculto do Google Drive?

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Google Drive)

A planilha eletrônica do Google Drive, que antigamente funcionava como Google Docs, conta com recursos muito bacanas, mas que passam despercebidos, sendo conhecidos e usados por poucas pessoas.

Um deles é o autofiltro com reconhecimento semântico. A função não é exatamente uma novidade, pois ela foi “descoberta” como uma alternativa para o serviço descontinuado Google Sets no final do ano passado, como reportou o Google Operating System Blog.

A ideia desse mecanismo, assim como a do serviço já fechado, é fornecer uma ferramenta que cria listas de termos relacionados a partir das palavras fornecidas. Na planilha do Google Drive, o funcionamento desse recurso é bastante simples:

  • Abra uma nova planilha;
  • Insira o primeiro termo na célula A1 e a segunda palavra na A2 (obviamente, eles devem ser relacionados);
  • Selecione ambas as células;
  • Pressione a tecla Control (ou Option para quem usa Mac); e
  • Arraste a seleção para baixo.

Nós fizemos alguns testes com diferentes temas, alguns deles apresentando ótimos resultados (como estados brasileiros, times de futebol, modelos de carros e até bairros de Curitiba) e outros nem tanto (incluindo personagens do desenho Os Simpsons, títulos de jogos, nomes de ex-presidentes e marcas de cerveja). Algumas de nossas tentativas você pode conferir na galeria de imagens abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.